segunda-feira, 3 de agosto de 2009

NOTAS – Governador Maggi (dir.) cola no peemedebista Stephanes e isola Silval

Escrito por Eduardo Gomes de Andrade

Maggi (dir.) cola no peemedebista Stephanes e isola Silval

No final de semana  Blairo Maggi deu dois recados políticos a Mato Grosso. Na sexta-feira recebeu o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na Expolucas, em Lucas do Rio Verde, e no sábado não participou da abertura da Exposul, em Rondonópolis.

… isola…

Cabe ao governador receber os ministros de Estado, mas no caso de Stephanes, Maggi poderia acertar nos bastidores para que a recepção ficasse a cargo do vice Silval Barbosa, peemedebista correligionário do ministro e pré-candidato ao Governo. Maggi não abriu esse espaço a Silval e com isso esvazia sua pretensão eleitoral ao mesmo tempo em que implicitamente dá um empurrão na dupla republicana Pagot e Mauro Mendes, que tem todas as bênçãos do poder.

… Silval…

Rondonópolis é a cidade dos Maggi. Não soou bem a ausência do governador na abertura da Exposul. Lá, esse  fato é visto como retaliação pela derrota de Adilton Sachetti (PR), que tentou a reeleição para prefeito e foi batido por Zé do Pátio (PMDB).

… e retalha…

O povo rondonopolitano admira Maggi e o vê na condição de líder, mas isso não significa que ele tenha a prerrogativa de transferir votos. Esse tipo de atitude pode custar caro na eleição do próximo ano.

… sua cidade

A movimentação de Maggi no final de semana certamente deixará Silval com a pulga atrás da orelha, pois essa foi a primeira pedra que o governador botou no caminho de seu vice. Quanto a Rondonópolis, a ausência é mais uma demonstração de descontentamento com o povo.

Recado…

Água Boa levanta barricada contra ausência do Estado no Araguaia

Buzinaço para pressionar o Governo de Mato Grosso a construir ponte sobre o rio das Mortes na MT-326, a Rodovia do Calcário, no limite de Nova Nazaré com Cocalinho. Essa foi a reação em cadeia do Movimento “Rio das Mortes Ponte Já”, no sábado, nas cidades de Água Boa, Cocalinho, Nova Nazaré, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e Ribeirão Cascalheira. A foto da Radio Interativa de Água Boa mostra o movimento naquela cidade.

… político…

Além de justa a reivindicação do Araguaia, mesmo não tendo conotação política, esse movimento é um recado ao governador Blairo Maggi. Se a ponte não sair ficará difícil para o grupo palaciano arrumar voto naquela região. A mensagem se estende aos congressistas e a Assembléia Legislativa.

Lei que…

Próprio da Prefeitura com recursos do Governo leva nome da primeira-dama

Mato Grosso insiste em não observar a legislação que proíbe homenagear pessoas vivas com próprios públicos e logradouros. No final de semana o governador Blairo Maggi inaugurou em Santa Carmem, no Nortão, um centro de multiuso construído em parceria pelo Estado e Prefeitura, que recebeu o nome da primeira-dama “Terezinha Maggi”. Nessa obra o Paiaguás investiu R$ 150 mil.

… proíbe…

Júlio Campos é nome de avenida em Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis; Júlio foi governador, senador e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Em Várzea Grande um conjunto habitacional recebeu o nome de Cohab Canellas; Bendito Canellas foi deputado federal e senador. Em Rondonópolis um conjunto habitacional chama-se Dona Lúcia Borges Maggi; a homenageada é mãe do governador Maggi.

… homenagear…

Prefeito Percival Muniz homenageou a mulher Ana Carla com o nome de um conjunto

Em Rondonópolis o ex-prefeito Percival Muniz deu o nome de Ana Carla a um conjunto construído em parceria com o Estado; Ana Carla é mulher de Muniz.

… vivos com…

Ginásio Aecim Tocantins homenageia professor aposentado em Cuiabá

O maior ginásio poliesportivo de Mato Grosso, o Aecim Tocantins, em Cuiabá, recebeu este nome em homenagem ao ex-prefeito da Capital e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, professor Aecim Tocantins.

… nomes de…

Residencial São Carlos e Residencial Santa Inês são conjuntos habitacionais em Cuiabá, construídos quando Dante de Oliveira e Carlos Bezerra compartilhavam o poder, com o primeiro governador e outro senador; o ‘santo’ rende homenagem a Bezerra, e a ‘santa’ reverencia a irmã de Dante, Inês de Oliveira.

… próprios…

Em Rondonópolis Jayme Campos não economizou na massificação do apelido Pedra 90

Em Cuiabá e Rondonópolis, durante o governo de Jayme Campos (1991/94) foram construídos os bairros Pedra 90; Jayme recebeu o apelido de Pedra 90, quando concorreu ao Governo em 1990.

… não pega…

Em Várzea Grande o Ginásio Fiotão homenageia Júlio Domingos de Campos, o seo Fiote, ex-prefeito e pai dos ex-governadores Júlio Campos e Jayme Campos; a construção daquela praça esportiva é anterior a morte de seo Fiote. Em Primavera do Leste existe um ginásio poliesportivo chamado Piannão; Érico Pianna era prefeito da cidade quando de sua construção. Em Vila Rica existe o ginásio poliesportivo Bezerrão, em homenagem ao então senador Carlos Bezerra que alocou recursos para sua construção.

Alerta

Um cidadão foi ontem ao Parque Mãe Bonifácia para caminhada matinal. Quando voltou ao local onde deixou o seu Gol, branco, o veículo não estava lá. Foi levado por gatunos. A queixa foi registrada. Resta agora a polícia fazer serviço de inteligência no Parque, para impedir que esse fato se repita.

Agenda

Wellington Fagundes assume hoje, oficialmente, a presidência regional do PR. Licenciado da Câmara dos Deputados, Wellington aproveitará a folga para percorrer Mato Grosso mantendo contatos para consolidar seu sonho de ser senador. De quebra, minará Silval Barbosa para facilitar a caminhada da dupla Pagot e Mauro Mendes.

Gol contra

O sonho virou pesadelo. Ao invés de subir para a Série “B”, o Mixto despencou para a Série “D” do Brasileirão. Com uma campanha desastrosa o alvinegro cuiabano perdeu cinco jogos, empatou um e venceu dois.

Mãos à obra

Termina hoje o recesso da Assembléia Legislativa e amanhã será realizada a primeira sessão ordinária do segundo semestre. A Câmara Municipal de Cuiabá também volta ao batente e na quinta deverá cassar Ralf Leite (PRTB) por quebra de decoro parlamentar.

Mudança no…

Adilton Sachetti deixa a Sefu e vai para a Agência da Copa

Na quarta-feira o governador Blairo Maggi deverá regulamentar o Programa MT Legal e nos próximos dias o titular da Secretaria Extraordinária de Políticas Ambientais e Fundiárias (Sefu), Adilton Sachetti, que definiu o texto do MT Legal, deixa o cargo.

…secretariado

Adilton deixará a Sefu para assumir a Coordenação de Infraestrutura da Agência da Copa; será o braço direito de Maggi na execução do projeto de modernização de Cuiabá para o Mundial de 2014. O novo titular da Sefu será um técnico, provavelmente oriundo de outro Estado.

Aguaboanews

Selzy Quinta

Nenhum comentário: