sábado, 15 de agosto de 2009

JMinistério Público e Vigilância Sanitária interditam restaurantes em Jaraguá

A questão da saúde pública é de suma importância para qualquer cidadão, muitos empresários do setor do gênero alimentício não têm feito valer a regra na proteção desses direitos. Muitos desses comerciantes ainda estão vivendo na cidade como se fosse no Velho Oeste, onde não há lei e nem ordem.

texto descritivoAlguns consumidores que se sentiram lesados por alguns estabelecimentos com respeito à falta de higiene, procuraram o Ministério Público e a ação da promotoria foi imediata.

Esta semana, a promotora de justiça da comarca de Jaraguá está percorrendo vários estabelecimentos comerciais acompanhada pelos fiscais de Vigilância Sanitária do município, o resultado será a interdição e a autuação de vários restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Para um dos fiscais do órgão de saúde de Jaraguá, a ação acompanhada pelo Ministério Público é um respaldo importante no ofício de suas funções, já que em cidade do interior ainda existem os padrinhos políticos que acabam interferindo nos trabalhos dos servidores. Baseado neste e em outros fatores, a Dr. Juliana de Almeida tem dado todo suporte no cumprimento do dever destes funcionários que trabalham em defesa da saúde da população.

Em menos de duas horas de fiscalização foram interditados quatro restaurantes e alguns deles se encontravam em péssimo estado de higiene. O que surpreendeu a representante do Ministério Público foi se deparar com baratas nas paredes das cozinhas e nos armários e até moscas em carnes prontas para assar.

Enquanto que na entrada de muitos restaurantes parece um hotel de 5 estrelas, mas nas cozinhas destes o quadro é outro, parece mais um depósito de lixo. Todos os restaurantes interditados foram também autuados. Enquanto não fizerem as correções exigidas pela legislação sanitária, eles não poderão funcionar.

A promotora Dr.ª Juliana de Almeida disse que as inspeções irão continuar e que outros estabelecimentos serão vistoriados, caso estejam funcionando de forma irregular, serão autuados pelo órgão de saúde municipal e em caso mais grave os empresários poderão até responderem criminalmente por atentado contra a saúde pública afirmou.

A representante do ministério público de Jaraguá tem sido atuante neste trabalho em conjunto com a secretaria de saúde, a Dr.ª Juliana de Almeida colocou a mão na massa literalmente e incorporou a profissão de um agente de saúde, vistoriando produtos e recomendando os procedimentos adequados aos empresários.

Estabelecimentos interditados:

Restaurante do Armando - Centro Interdição total
Restaurante Dutra - Centro Interdição total
Churrascaria da Serra - BR - 153 interdição parcial
Churrascaria Jaraguá – 153 interdição parcial
Churrascaria do Gaúcho – BR 153 interdição parcial

Motéis, hotéis e outras empresas também serão vistoriados nas próximas horas.

Jaraguá Notícia

Um comentário:

Unknown disse...

O problema acontece em todo interior do Brasil, estamos convivendo com isso por centenas de anos, o corporativismo entre as instituições. Quando o Ministério Público realmente cumpre o seu papel, as coisa tomam rumos diferentes. Lembrando que o não é porco e merece mais respeito.