Foto: Lucas Bólico/OD
No mundo romano, empório era uma “colônia comercial criada em país estrangeiro”. Para nós, hoje, é uma espécie de comércio com produtos variados e especiais no setor de alimentos, como o Empório Mawê. Localizado na Praça Popular, o estabelecimento é, por si só, uma grande especiaria para a gastronomia local, abastecendo restaurantes e amantes da cozinha.
Entrar no espaço que abrange o Empório Mawê é quase uma experiência sinestésica. As cores, cheiros e texturas misturam-se e a boca enche-se de água com a ideia de provar algumas das coisas que se vê.
Azeitonas, frutas desidratadas, azeites, bacalhau, queijos, salames, temperos, molhos, cereais, ervas, chás, produtos light, diet, árabes, japoneses... Essas são as especialidades da casa.
Vitor Belluf, um dos responsáveis pelo comércio, explica que o conceito do local é oferecer produtos diversificados, especiarias que não são facilmente encontradas em outros lugares da cidade, aproveitando que a região possui muitos restaurantes.
“Atendemos restaurantes, muitos buffets, pessoas que gostam de alimentação natural, apaixonados por cozinha e outros”, diz Belluf. A loja também possui uma marca própria de produtos à base de soja, guaraná e açaí, como farinhas e xaropes.
Grande parte do que se encontra na loja é vendido a granel. De um lado, guloseimas, biscoitos caseiros que derretem na boca, cookies, doces, frutas secas variadas, como maçã, goiaba, abacaxi e o super cobiçado abacaxi seco com canela. Também figuram por ali diversas castanhas como nozes, castanha do Pará, amêndoas, macadâmias e pistaches.
A parte de grãos, sementes, farinhas e cereais é uma das mais completas, com linhaça de vários tipos, quinua, amaranto, aveia, gérmen de trigo, feijões, favas e diversas outras. Os risotos desidratados fazem sucesso entre as refeições gostosas e práticas, bem como as refeições vegetarianas desidratadas, como a feijoada e a dobradinha à base de soja.
Para compor as receitas mais elaboradas e os pratos mais exigentes, azeitonas de diversos tipos, queijos variados, inclusive os fundidos, salames, cogumelos, alcaparras e outros. O bacalhau é encontrado em lombo, manta, ou desfiado.
Os azeites vêm de diferentes regiões, há marcas nacionais, portuguesas, libanesas, espanholas e italianas. As massas também são oferecidas com boas opções, e há marcas italianas – seria um pecado falar em massa sem falar na Itália. A novidade é a massa negra legitimamente italiana, colorida com tinta de lula. Um prato exótico e apreciado, que costuma levar um molho mais leve pelo sabor mais acentuado da massa, como explica Belluf.
Os temperos perfumam o ambiente, bem como as ervas desidratadas. Os chás, também a granel, são muitos: branco, amora, abacaxi com hortelã, bugre, maracujá, centella asiática, boldo do Chile, preto e o chá de hibiscus, muito peculiar e bastante procurado.
Enfim, o Empório Mawê é uma mistura de sensações. É um lugar que perfuma a visão e encanta o paladar. Ele está localizado na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 305, bairro Goiabeiras, no entorno da Praça Popular. O telefone para contato é (65) 3623-0003.
Fotos: Lucas Bólico/OD
2 comentários
Exibindo de 1 à 2
por celson luiz duarte bezerra, parabens pela iniciativa.cuiaba a muito merecia um emporio como este. agora vamos prestigiar, abracos e sucesso, celson bezerra
por Clovis Epaminondas,
Estava realmente faltando um empório diferenciado em Cuiabá. Goiânia, por exemplo, já possiu empórios como este há muitos anos. Parabens aos investidores do tão necessário empreemdimento comercial como o Empório Mawê.
Thalita Araújo - Olhar Direto
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário