segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ARAGUAIA - Incra firma compromissos em São Félix do Araguaia (MT)

A Superintendência do Incra no Mato Grosso irá nos próximos dois anos atender com assistência técnica e georreferenciamento as 1.570 parcelas dos oito projetos de assentamentos (PAs) por ela implantados no município de São Félix do Araguaia, onde acontece hoje e amanhã (7 e 8) o Mutirão Arco Verde Terra Legal. O Incra irá também construir 206 quilômetros de estradas, destinar créditos para a construção de 173 casas e reforma de outras 40 e realizar vistorias para firmar o Contrato de Concessão de Uso (CCU) com aqueles que estão em situação regular visando a titulação definitiva da terra.

Estas foram as ações do Incra regional pactuadas com o município e famílias assentadas através da “agenda de compromissos”, que é o documento resultante do Mutirão onde todas as instituições envolvidas, dos governos federal, estadual e municipal, apresentam suas políticas e as disponibilizam para a população. A reunião institucional precede o atendimento ao público e aconteceu na tarde de ontem.

Hoje pela manhã, após a abertura oficial do evento, o Superintendente do Incra no estado, Willian Sampaio, e os presidentes das associações de moradores dos PAs se reuniram para discussão das demandas dos assentados e capacidade de atendimento pela instituição, momento que as lideranças são informadas dos pactos firmados na agenda de compromissos. Na oportunidade Sampaio destacou sobre a necessidade de preservação, ou recuperação, florestal das reservas legais e das Áreas de Preservação Permanente (APPs). A reunião contou também com a participação de representantes nacionais do Incra das coordenações do Programa ATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental) e do Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Os assentamentos implantados pelo Incra no município são: Olaria, Dom Pedro, Mãe Maria, Lago de Pedra, Xavantinho, Carnaúba, Chapadinha e Azulona Gameleira.

Sustentabilidade
O Mutirão Arco Verde Terra Legal tem como proposta oferecer à população local alternativas sustentáveis de produção. Através de palestras, exposições, capacitações e atendimentos, são repassados ao público conhecimentos sobre tecnologias disponíveis para produção e crescimento econômico e social sem agressão ao meio ambiente.
São Félix do Araguaia é a oitava cidade mato-grossense a receber a caravana do Mutirão Arco Verde Terra Legal, que ainda percorrerá mais 12 municípios no estado.

MDA

Selzy Quinta

Nenhum comentário: