Elisângela Neponuceno
O assessor jurídico da Senadora Serys Slhessarenko (PT), Dr. Vicente Vuolo Filho, ministrou neste domingo em Várzea Grande, a palestra a importância do filiado frente às reivindicações da sociedade e as melhores formas de reivindicar junto aos poderes constituídos para os filiados do Partido dos Trabalhadores.
Em entrevista exclusiva para o É Noticia MT, o filho do ex-senador, Vicente Vuolo, o idealizador da lei 6346/1976, que Inclui Ligação Ferroviaria de Mato Grosso, através da Ferronorte, criticou a morosidade nos trabalhos de construção da ferrovia, para "Vuolinho", além da demora a obra deveria ser executada pela União, e não por uma empresa concessionária, "são dois pontos que preocupam, em oito anos não foi feito sequer 1 quilometro, durante o governo do presidente Lula, não houve avanço, e além disso não concordo com a cessão para ALL, uma obra como esta deveria ser realizada pelo governo", explica o ex-vereador.
Vuolo enfatiza a importância do projeto para o estado, e relembra a luta de seu pai que a 34 anos já conseguia enxergar Mato Grosso como celeiro do mundo, líder na produção agrícola, com necessidades de acelerar o escoamento da produção, tão prejudicado pelas distâncias, e pelas péssimas condições das rodovias usadas como corredores para o agronegócio
Segundo o assessor, está prevista a construção dos primeiros 13 Km da ferrovia, partindo de Alto Araguaia até Mineirinhos, trecho que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já concedeu a Licença de Instalação, em maio deste ano. Mesmo que o trecho seja considerado pequeno em relação ao total que será construído até chegar a Rondonópolis, que é de de 251 Km.
Ele explicou ainda que para o segundo trecho a ser construído, ligando ainda Alto Araguaia a Mineirinhos em um total de 184 km, a ALL já conta com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Questionado sobre a possibilidade dos trilhos da Ferronorte não chegarem a Cuiabá, Vuolo foi enfático ao afirmar, que o projeto inicial inclui a capital como destino, embora exista um grupo de empresários que defendam o contrário, ele defende que a proposta inicial seja efetivada. "Nossa próxima luta é incluir Cuiabá no traçado, trazendo a ferrovia de Rondonópolis até a Capital mato-grossense".
Selzy Quinta
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