Redação Portal IMPRENSA
A edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) - que começa nesta quarta-feira (24) - contará com a presença do jornalista e escritor norte-americano Gay Talese, um dos fundadores do new journalism, estilo que aplica a narrativa da ficção na reportagem.
Aos 77 anos, Talese participará da mesa literária "Fama e Anonimato" ao lado do jornalista brasileiro Mario Sergio Conti, diretor da revista piauí. A mesa tem o nome de um dos livros mais famosos do norte-americano, que foi repórter do New York Times na década de 60.
Divulgação
Gay Talese
O jornalista explicou, em entrevista ao Estadão Online, que tinha o desejo de usar as técnicas de ficção para escrever sobre pessoas comuns. "Eu queria escrever sobre a vida privada, mas de uma forma verdadeira, factual, sem falsificar eventos. Sem nomes falsos. Sem exagerar o conteúdo. Eu queria escrever histórias no formato de ficção, mas fazia questão de usar os nomes reais das pessoas sobre as quais eu estava escrevendo", declarou.
Segundo Talese, durante toda vida ele tem sido um contador de histórias: "Mas as histórias que eu conto envolvem pessoas reais. Nada é inventado. É verdadeiro, não imaginado e não fabricado. É real e verificável". O profissional afirmou que o jornalismo pode combater injustiças e abuso de poder dependendo de sua exatidão e confiabilidade. "O bom jornalismo que eu admirava era, em primeiro lugar, preciso", disse.
Questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal, que em 17 de junho acabou com a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil, Talese declarou que as escolas de jornalismo não são necessariamente o melhor lugar para aprender jornalismo.
"Mas, por outro lado, boas escolas de jornalismo ensinam princípios que costumam ser ignorados com frequência. Como, por exemplo, equidade, precisão, objetividade e completude. E como pesquisar profundamente um assunto", explicou.
Leia mais
- Jornalista norte-americano Gay Talese confirma presença na FLIP
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário