Da: Redação Portal IMPRENSA
No início da tarde desta quarta-feira (01), estudantes de comunicação e profissionais de imprensa realizaram uma manifestação - em forma de apitaço - pela obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão.
O protesto, que aconteceu em frente ao antigo prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), no centro do Rio, reuniu cerca de cinquenta pessoas que, além de pedirem a volta da obrigação da formação específica para o exercício do jornalismo, demonstraram apoio à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do senador Carlos Valadares (PSB-SE) que tem como objetivo alterar o Artigo 220 da Constituição, o que restabeleceria a obrigatoriedade do diploma.
"Uma emenda vai incluir o artigo 220-A, exigindo o diploma de jornalismo e formação específica para a profissão. Entretanto, existirá uma ressalva na lei, admitindo os colaboradores, que não poderão ser chamados de jornalistas, ainda que desempenhem papel parecido", explicou o jornalista Cláudio Neves, um dos organizadores da manifestação, segundo informações da Agência Brasil.
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário