terça-feira, 14 de julho de 2009

Mato-grossense se fortalece no nicho de não-transgênicos Grupo André Maggi anunciou ontem a aquisição de esmagadora norueguesa

Diário de Cuiabá

Denofa, na Noruega, é reconhecida por sua preocupação com a qualidade e sanidade

O Grupo André Maggi anunciou ontem a compra de 51% das ações da Denofa S.A, tornando-se assim acionista majoritário da empresa norueguesa que tem o esmagamento de soja como sua principal atividade econômica. Com a sedimentação deste negócio, o grupo mato-grossense expande sua marca no mercado internacional e se fixa sobre uma empresa reconhecida por produzir sub-produtos da soja por meio de grãos não-transgênicos. O negócio foi fechado na última sexta-feira, dia 10.
Dos seus 90 empregados, 60 deles atuam na unidade fabril de Fredrikstad, que tem capacidade de esmagamento de 430 mil toneladas/ano. A Denofa também atua no beneficiamento do óleo de colza, numa planta localizada na Polônia.
Do total adquirido pelo Grupo, 11% das ações foram compradas da Norgrain e 40% da Agrenco. A atual composição acionária passa, com isso, a ser de 51% para o Grupo André Maggi e 49% para a Norgrain.
Com a operação, o Grupo André Maggi amplia ainda mais os seus negócios no mercado europeu, pois em outubro de 2008 o Grupo já havia inaugurado o escritório da Amaggi Europe, em Roterdã, na Holanda.
Essa aquisição vem ao encontro do planejamento estratégico do Grupo André Maggi em continuar mantendo o crescimento do programa de soja não-OGM (Organismo Geneticamente Modificado) em seus negócios. “O fato de estar baseado na Europa, conhecendo melhor o dia-a-dia do consumidor, bem como os acontecimentos mais importantes da região, ajudará o Grupo a desenvolver novos mercados e produtos para os países escandinavos”, declarou o presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo.
DENOFA - Empresa norueguesa voltada, principalmente, à importação de soja não–OGM para esmagamento e comercialização de óleo, farelo e lecitina. Também atua na Polônia com o processamento do óleo de colza. Na unidade fabril de Fredrikstad, trabalham 60 de seus 90 empregados. Seu conselho administrativo é composto por sete membros, sendo que dois destes representam os trabalhadores.
Toda a produção da Denofa é 100% não-OGM e livre de salmonella, o que a torna referência no mercado escandinavo por sua preocupação com a qualidade e a sanidade de seus produtos.
MAGGI - O Grupo André Maggi, que pertence à família do governador do Estado, Blairo Maggi, contabilizou volume de vendas de US$ 2 bilhões em 2008, é atualmente composto por quatro divisões de negócios, capitaneadas pelas empresas Amaggi, Divisão Agro, Hermasa e Maggi Energia.
A Amaggi é responsável pela originação, armazenagem, esmagamento e comercialização, e produção de sementes de soja, além da compra e venda de fertilizantes e químicos. Em 2008, a empresa ocupou a 33ª posição no ranking das 250 maiores empresas exportadoras segundo relatório da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento do Brasil.
A Divisão Agro atua na produção agrícola de soja, milho e algodão, sendo que na safra 08/09 cultivou 206 mil hectares com essas commodities. Já a Hermasa atua na navegação fluvial com transporte de cereais, minério e fertilizantes e a Maggi Energia é a divisão voltada para a produção de energia elétrica através de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas).
Ao todo, o Grupo tem mais de 3,1 mil empregados próprios e desenvolve suas atividades nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas, São Paulo e Paraná, no Brasil e em Roterdã, na Holanda.

Selzy Quinta

Nenhum comentário: