quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dupla invade cadeia e resgata mulher presa em Porto Alegre do Norte

A policia militar de Porto Alegre do Norte, distante 1.150 quilômetros de Cuiabá, na região Norte Araguaia, recebeu um pedido de socorro do carcereiro responsável pela segurança da ala feminina da Cadeia Pública do município, por volta das 23h30 do dia 1º de junho.
O agente prisional que responde como diretor substituto da cadeia, Jederson Luz dos Santos, contou que o resgate foi executado por Jean Rodrigues Sousa, 32 anos, um ex-detento, que por duas vezes esteve preso naquela cadeia.
O conhecimento da fragilidade da segurança e da rotina do único carcereiro que faz a guarda da cadeia, sem qualquer armamento, facilitou a ação dos invasores que com apenas uma arma branca renderam o carcereiro e utilizaram as algemas da própria cadeia para prendê-lo.
Assim, os dois invasores tiveram tranqüilidade para abrir a cela onde estava Celma Rocha de Souza, presa pelo crime de roubo, fugindo sem que ninguém pudesse detê-los.
O carcereiro não sofreu qualquer agressão, sendo ele mesmo quem alertou a PM sobre a fuga.
No momento da ação havia 7 mulheres presas e 1 menor de idade apreendido no prédio que foi invadido. Embora a cela tenha permanecido aberta as outras presas não quiseram fugir, tendo permanecido dentro do prédio. O menor estava em outra cela que não foi aberta pelos criminosos.

OUTRAS AÇOES – A Cadeia de Porto Alegre do Norte já passou por outra tentativa de resgate em Outubro de 2008, quando um grupo fortemente armado e bem organizado, veio do estado do Pará para resgatar traficantes que tinham sido presos pela Policia Militar, durante o dia das eleições, com grande quantidade de drogas. Na ação o diretor da cadeia sofreu uma tentativa de seqüestro em frente a sua residência, tendo sido agredido, mas sem deixar que os criminosos tivessem êxito. José Humberto Chaves continua licenciado do cargo para tratamento e não deve voltar a direção desta Cadeia.

CADEIA INTERDITATA – A cadeia de onde a detenta foi resgatada teve a ala masculina interditada pela Juíza Cristiane Padim, de Porto Alegre do Norte, que responde também como Corregedora daquela unidade prisional. No dia 11 de maio, ela determinou a transferência de 21 presos devido a falta de condições de infraestrutura, conforme laudos de engenheiros e médicos, além de sua visita in loco.

EX-DETENTO – Jean Rodrigues Sousa é natural de Xinguara (PA) e era morador de Confresa, onde foi preso por duas vezes. A primeira em fevereiro de 2008 por ter invadido uma residência sob efeito de bebida alcoólica e com uma peixeira ter ameaçado uma mulher, jogado-a na cama e subido sobre ela. Ela conseguiu escapar e acionar a policia que prendeu-o ainda deitado na cama.
A segunda prisão foi realizada no flagrante de uma tentativa de homicídio que estava em fase final de investigação, porém já com 45 dias de prisão sem que a promotoria houvesse oferecido denúncia contra ele, sendo assim, a Juíza ao interditar a cadeia no dia 11 de maio concedeu relaxamento de prisão do então indiciado.
A policia civil que investiga o resgate e o paradeiro dos criminosos não acredita que a ação possa ter sido encorajada pela situação vivida em Confresa, quando um preso agrediu quatro policiais dentro da cela na delegacia , tendo ferido gravemente os policiais e conseguido fugir, sendo recapturado em seguida.
Fonte: Luciano Silveira

Nenhum comentário: