domingo, 17 de maio de 2009

JARAGUÁ-GO-Lavoura Comunitária tem aumento de 50% em sua colheita de arroz

Priorizando apenas a colheita do arroz, lavoura tem crescimento de mais de 50%

Foto: Rarilton Damasceno (15/05/2009)

Prefeito Lineu Olímpio com agricultores acena com chapéu antes do início da colheita de arroz que deve chegar a 700 sacas

A Lavoura Comunitária de Jaraguá, mais que dobrou sua safra de arroz se comparada com o ano passado, quando foram colhidas cerca de 300 sacas. Nesta sexta-feira (15/04), foi aberta oficialmente a colheita, com a presença do Prefeito Lineu Olímpio, Superintendente de Agricultura, Geraldo de Deus e o Secretário, João da Conceição (Piaba). A estimativa segundo Hamilton de Oliveira Cardoso é que este ano seja colhido entre 600 e 700 sacas de arroz.

Hoje apenas a Associação Novo Horizonte esta organizada para receber os recursos para o plantio da Lavoura Comunitária. Mas, segundo o Secretário de Agricultura, João da Conceição Macedo (Piaba) a expectativa que a partir do sucesso desta colheita, o associativismo possa chegar a outras regiões do município.

Ao todo, na região da Cachoeira, foram plantadas 4 alqueires, que correspondem a 31 sacos plantadas, beneficiando 22 famílias filiadas a Associação do Novo Horizonte. “Graças a Deus essa colheita de arroz esta bem melhor do que ano passado” comemora Hamilton de Oliveira, presidente da Associação.

De acordo com o presidente, no ano passado foram colhidos 1300 sacos de milho, este ano os associados priorizaram o plantio de arroz “Como está região quase não estava produzindo arroz, nos investimos nessa agricultura até para atender a demanda de consumo das famílias da região” disse.

Hamilton de Oliveira Cardoso, destaca que esta colheita será suficiente para as famílias comerem durante o ano e ainda vender uma pequena parte. O Presidente deixou um recado às demais regiões “Digo para as outras associações procurar a parceria com a Secretaria de Agricultura e a SEAGRO, para que o município possa crescer mais. Temos que estar unidos” finalizou.

A partilha da colheita é feita da seguinte forma: primeiro é pesado tudo que é colhido e repassado ao dono da terra o equivalente ao arrendamento. 2% é repassado a SEAGRO, soma todas as despesas e o restante é dividido de forma igualitária entre os associados.

Foto: Rarilton Damasceno (15/05/2009)

Autoridades e representantes da associação sobem na colheitadeira antes do início dos trabalhos.

O Prefeito Lineu Olímpio, destacou que a Prefeitura cumpre o papel de dar incentivos, as Lavouras Comunitárias do município. Porém, ele lamentou que nem todas as associações estão devidamente organizadas e por essa razão exista apenas uma lavoura funcionando plenamente. “É importante que este exemplo aqui da Associação do Novo Horizonte seja acompanhado por outras regiões, para que no próximo ano nós passamos ampliar o número de famílias beneficiadas” disse.

Lineu, também enfatizou o trabalho dentro das Lavouras Comunitárias, como forma de interação entre as famílias da região. Para o prefeito, o fortalecimento da agricultura familiar também passa pelo bom resultado das Lavouras Comunitárias.

O Secretario de Agricultura, João Macedo (Piaba), disse que o município estuda um projeto de vacinação coletiva do gado por região para baratear os custos para o produtor. Finalizado, o Prefeito confirmou o anúncio feito nesta semana pelo Secretario de Transportes, Luiz Macaúba sobre a implantação da fábrica de mata-burros pelo município para beneficiar os produtores.

Folha de Jaraguá : Notícias da Cidade

http://jonalterritorio.blogspot.com/http://selzy.blogspot.com/ Marcas:

Nenhum comentário: