No final do mês de abril, o DNIT assinou os contratos com as três empreiteiras responsáveis pelo asfaltamento da BR-158 dos trecho que vão desde a divisa com o estado do Pará no quilometro zero, até o ponto conhecido como bar do Luizinho, no quilometro 201,16 da rodovia.
Como o assunto é de interesse geral da população, boa parcela dos moradores da região acompanha quase diariamente o desenrolar da burocracia que envolveu por anos a obra do asfaltamento. Nesta sexta-feira (08.05) a notícia de que foi publicado no Diário Oficial da União o último dos três contratos com as empreiteiras que realizarão a obra animou os moradores.
Porém, um balde de água fria foi lançado sobre todos eles ao saberem que embora o DNIT esteja cumprindo o seu papel para dar andamento à obra, o IBAMA continua sendo o grande empecilho.
O órgão federal se mantém incapaz de cumprir a determinação pessoal do presidente Lula que era de entregar a Licença de Instalação da obra até o dia 30 de abril. Caso a determinação tivesse sido cumprida, hoje já haveria empresas trabalhando simultaneamente nos três trechos da BR-158.
A população sabe que cada dia está mais próximo a realização deste grande sonho, e que talvez até o dia 15 de maio, na visita do governador Blairo Maggi, a LI poderá ser apresentada e a Ordem de Serviço finalmente entregue às empreiteiras.
Porém o desdém do IBAMA com a região é realmente o que mais irrita a população. Não se pode esperar muito de um órgão que só aparece em momentos de calamidade, quando ao invés de vir em missão de ajuda vem multar e punir, e que passa por cima das ordens do Presidente da República, atrazando o que já deveria estar concluido.
Empresa
Trecho (km)
Contrato
Data de assinatura
Vigência
Valor
SEMENGE
00 a 69,14
147
30/04/2009
09/05/2009 a 31/10/2010
R$ 50.634.068,01
AGRIMAT
69,14 a 135,13
148
24/04/2009
30/04/2009 a 22/10/2010
R$ 54.599.967,70
TONIOLO BUSNELLO
135,13 a 201,16
149
28/04/2009
07/05/2009 a 29/10/0010
R$ 53.003.514,52
Fonte: Luciano Silveira - Jornal O Parlamento.
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