sábado, 16 de maio de 2009

BAIXO ARAGUAIA - INVESTIMENTO NO TURISMO NA REGIÃO BAIXO ARAGUAIA É SINÔNIMO DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Por: Selzy Quinta.

Quando discutimos sobre temas importantes para o desenvolvimento de nossa cidade ou nossa região, sempre nos esquecemos da força que o turismo tem para reger o progresso e atividades sociais. Ampliar o fomento do turismo é, sem dúvida, um grande passo para a geração de empregos, renda, receita e desenvolvimento social. A necessidade da criação de um órgão que tenha como finalidade exclusiva o investimento na área turística em nossa região é de imprescindível importância.

A região do Baixo Araguaia tem se destacado em cenário nacional pelo seu potencial para a geração de recursos através do turismo, e mesmo que o Ministério do Turismo venha a oferecer oportunidades de investimentos, primeiramente devemos demonstrar nosso interesse em se tornar um ponto de parada para aqueles que querem desfrutar de um ambiente saudável, uma população agradável e receptiva, mas, principalmente, pelo interesse em tornar os fatos realidade, através de investimentos municipais. Quando falamos em turismo, não estamos apenas citando paisagens exuberantes, animais, danças tradicionais ou monumentos históricos. O turismo vai muito além disso devido às atividades variadas dentro desse pólo que se conecta a vários setores econômicos de nosso dia-a-dia. Para se tornar um foco turístico, devemos mostrar através de investimentos no setor para que residentes em outros Estados ou países tenham interesse em nossa região.

Nos próximos dias entrará em votação no plenário das Câmaras Municipais de São Felix do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha e as demais outras cidades da região projetos dos Executivos que dará vida à criação do Fundo Municipal de Turismo que visará, entre várias disposições, a união entre o poder público e a iniciativa privada.
Muitas vezes nos perguntamos porque uma passagem aérea para nossa cidade é tão mais cara que para outras regiões, como Brasília e Cuiabá, A resposta é simples, porém complexa quando colocada em prática. Dizer que a o Baixo Araguaia é capaz de captar eventos nacionais gerando seu conhecimento e interesse não é uma simples tarefa e necessita de grupos especializados, com investimentos disponíveis para tornar esse desejo real. Passagens aéreas seriam bem mais baratas e acessíveis se nossa região tivesse um fluxo de passageiros maior, o que só é possível se dermos condições para que isso mude. Se trouxermos eventos para nossa região, isso irá incrementar o turismo e aumentar o fluxo de pessoas de outros Estados que têm interesse em participar de conferências, congressos ou shows.

Os resultados do movimento financeiro decorrentes do turismo são por demais expressivos e justificam que esta atividade será incluída na programação da política econômica de nossos municípios. O turismo pode ser considerado uma atividade transformadora do espaço, uma que necessita da existência de uma organização dentro do setor que promove as viagens e beneficia os locais receptores, pelos meios que utiliza e pelos resultados que produz.
Os resultados que a atividade turística é capaz de obter decorrem da movimentação econômico-financeira pelo deslocamento de pessoas de seu local habitual de residência para outros, desde que esse deslocamento seja espontâneo e de permanência temporária.

Ao analisar o fenômeno turismo deve se levar em conta dois aspectos importantes: o interesse dos turistas e o interesse do local que recebe os turistas. O primeiro procura regiões que oferecem atividades que ocupem seu tempo livre e que atendam a seus interesses. O segundo visa atrair os turistas para ocupar o tempo livre dos mesmos por meio das atrações que já possui ou que pode criar.

O relacionamento entre essas duas partes produz resultados que levam o local visitado ao desenvolvimento econômico, à medida em que a localidade se organiza e dinamiza o setor turístico. É justamente nesse ponto que o turismo começa a produzir seus resultados, como a circulação da moeda, o aumento do consumo de bens e serviços, o aumento da oferta de empregos, a elevação do nível social da população e ainda o aparecimento de empresas dedicadas ao setor.

Porém, investimentos na área do turismo devem caminhar paralelamente à conscientização da população local para esse fato e de sua importância para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida local.

Selzy Quinta

http://jonalterritorio.blogspot.com/http://selzy.blogspot.com/ Marcas:

Nenhum comentário: