sábado, 16 de maio de 2009

ALTO BOA VISTA e seu povo, lado a lado

Celi Duarte-Porto Alegre do Norte-MT

Quem chegou em Alto Boa Vista logo nos primeiros anos de implantação da Cidade lembra bem como foi o difícil o começo, uma cidade nascia do zero, sem nenhuma infra-estrutura, faltavam supermercados, farmácias, água encanada, rede de energia, telefone público, transporte e dentre outro serviços básicos. Mas tais dificuldades não diminuíam ou tiravam á vontade de ver a cidade crescer, desenvolver e tornar-se de fato uma cidade.

O Advogado Amauri Martins Fontes, 51 anos, mora na região há mas de 25 anos, ele conta que ao chegar na região acompanhado dos pais e seus irmãos, em primeiro momento adorou a mudança porque vinha da cidade de Goiânia-GO, mas ao conhecer de fato o lugar teve a impressão de que estava indo morar em uma fazenda, devido ao tanto de mato. "Sentia falta de boas escolas e uma vida social melhor", acrescenta.

Com a jornalista Selzy Quinta, a história também não foi muito diferente. Há 17 anos, ela lembra que por ser uma cidade nova, não havia opções de lazer, era difícil fazer amizades, pelo fato de cada morador ser de um lugar do País e ninguém se conhecer. Ela veio da cidade de Goiânia-GO, com o Amigo Amauri Martins e o prefeito da época e prefeito atualmente no município. Mas na opinião dela o pior era a poeira e a lama, provocadas por ruas sem asfalto. "Eram vendavais horríveis, muito mosquito, mato, a cidade estava mesmo em construção, foram anos de desafios", relata.
Crescimento
Passada essa fase e chegando a de estruturação, desenvolvimento, Selzy Quinta fala que gosta dos vínculos que adquiriu na região, das amizades, e tem a agradecer pelas oportunidades que recebeu, "Acho que Alto Boa Vista ainda tem muito a crescer, melhorar, mas pelo que era no começo tudo que temos hoje é um avanço muito grande. E Alto Boa Vista sempre será a cidade referência em sua vida.
Ela argumenta que quando chegaram em Alto Boa Vista muitos moradores não acreditavam que a cidade iria se tornar um local desenvolvido como vemos hoje. Alto Boa Vista cresceu muito, chegou mais gente de fora. Muitas empresas se instalaram, incluindo grandes pecuaristas, franquias, e isso é muito bom para o comércio e qualidade de vida da população", acrescenta. Ela critica, no entanto, o fato de que o crescimento também trouxe problemas e que não foram solucionados pelo poder público, como os buracos nas vias e os alagamentos.
Ela observa que o passar dos anos e a cada troca de governante, o altoboavistense pode observar quem realmente estava comprometido com o futuro do município, e que cabe à sociedade cobrar para não deixar "o trem sair dos trilhos". "Hoje estão melhor assessorados, mas a cidade ainda tem uma série de problemas a serem resolvidos", explica.

 

http://jonalterritorio.blogspot.com/http://selzy.blogspot.com/ Marcas:

Nenhum comentário: