sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

PORQUE A VIOLÊNCIA CRESCE EM MATO GROSSO? VOCÊ SABE A RESPOSTA?

 

Autor: IVALDO LÚCIO

Dias atrás conversado com um amigo que durante anos esteve desempenhando altos cargos na segurança pública em Mato Grosso, ele me dizia que a criminalidade vem crescendo no estado em decorrência da ma gestão verificada no setor. Ele disse mais, “a nossa policia atualmente vem se prestando a fazer um trabalho que não é da sua competência mas sim da Polícia Federal. Combater o trafico de drogas, contrabando de armas, munição ou de qualquer outro tipo de delito nesse campo específico, é assunto da alçada da Polícia Federal que possui pessoal treinada para tais tarefas, e além disso toda a estrutura para dar combate a esse tipo de atividade marginal. Os crimes que deveriam ser apurados, investigados e elucidados pela Polícia Judiciária Civil e também a Polícia Militar que tem competência para tanto, esses estão sendo deixados de lado, tanto isso é verdade que a polícia só prende um criminoso se por uma coincidência trombar com ele na rua. Outra coisa que é necessário dizer é que a nossa gloriosa Polícia Militar tem no seu comando geral um oficial qualificado para comandá-la como manda o manual. Aliás é oportuno dizer que ambos os oficiais coronéis da PM que comandam a instituição, o titular e sua vice, são pessoas da mais alta competência para o exercício do cargo que ocupam. É necessário dizer ainda e também, que se os citados oficiais não fazem mais pela sociedade e a própria corporação, é porque lhes falta autonomia para tanto, vez que a bem da verdade, a interferência de um certo major que (ta podendo). To falando!.... Na maioria das vezes as ordens do dito oficial pesa mais que a própria autoridade do alto comando da PM que deveria ser determinante nos procedimentos hierárquicos da festejada corporação.

É esse tipo de política que contribui de forma acentuada para que a onda de violência que grassa em todos os quadrantes de Mato Grosso continue aumentando como é fácil perceber. Se nada disso bastasse, ainda é sabido a boca pequena, que o governador ignorando a capacidade de liderança e a comprovada competência de vários delegados da Polícia Judiciária de Mato Grosso, homens que do alto da experiência adquirida em muitos anos de serviço dentro da polícia, ocupando os mais diferentes e importantes cargos da instituição, estão por ai a matar moscas quando deveriam ser aproveitados naquilo que mais sabem fazer, combater a criminalidade. Ao contrário disso, o senhor Blairo Maggi colocou no comando da Secretaria de Segurança um agente da Polícia Federal que deve ter recebido treinamento para combater crimes que são da alçada da instituição a que pertence. Não é sem justificado motivo que a Policia Judiciária Civil vem ao longo da gestão do jovem secretário se transformando numa espécie de sucursal do Departamento da Polícia Federal. Correr atrás de traficantes, contrabandistas e droga, não é função da policia civil.

A Continuar na balada que vão as coisas no setor de segurança de Mato Grosso, muito em breve o resultado de tal política de segurança vai levar a sociedade a uma espécie de confinamento coletivo. As ruas, bem, as ruas serão reservadas para a bandidagem desfilar garbosa aprontando toda sorte de violência que imaginarem fazer contra o povo indefeso. Você sabe quantos policiais estão a serviço da segurança de autoridades dos mais diferentes níveis de mando no Estado? E você e sua família que paga a conta, recebe segurança de quem? Pense nisso!

http://jonalterritorio.blogspot.com/ Marcas:

Nenhum comentário: