terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Estradas melhores para Mato Grosso, este é um dos objetivos de Serys

 

O esforço em melhorar as estradas de Mato Grosso continua. Em reunião de trabalho no dia 26 de dezembro, a Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) foi recebida na sede do DNIT, em Brasília, pelo Diretor Geral, Luiz Antônio Pagot, por cerca de duas horas. Ele fez um relato minucioso dos investimentos para 2009 que o Governo Federal fará no Estado. Somente em obras contratadas e em fase de licitação, o DNIT investirá R$ 940 milhões.

Os investimentos seriam de R$ 700 milhões, porém após intervenção da Senadora Serys, da Senadora Ideli Salvati (PT-SC) e Senadora Fátima Cleide (PT-RO) junto a Ministra Dilma Roussef, o governo resolveu inserir como obras do PAC toda BR-163 e BR-158 e todas as travessias urbanas que ficam ao longo dessas rodovias, que inclui Rosário Oeste, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Rondonópolis, Nova Mutum, Sorriso e Sinop. Para as travessias de Nova Mutum, Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde, na BR-163, estão assegurados para 2009, R$ 89 milhões.

Confira todos os trechos, rodovias e obras que serão feitas em 2009 em Mato Grosso:

    • Na BR-158 serão construídas as travessias urbanas de Confresa e Ribeirão Cascalheira. Serão melhoradas e ampliadas as Travessias de Vila Rica e Porto Alegre do Norte. Ainda na BR- 158, todo o trecho que passa por Barra do Garças até o Estado do Pará terá contrato de Conserva - já em licitação.
    • Também foi efetivado contrato para implantação do Trecho de Ribeirão Cascalheira até Alô Brasil e o Projeto de 140 quilômetros para contornar a reserva indígena na região. Este projeto está em fase de licitação e passará por Serra Nova Dourada, Alto da Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia.
    • Para os usuários da BR-158, na área norte do Estado, a informação é que foram licitados 201 quilômetros para os serviços de asfaltamento. As empresas Agrimat, Semengi e Tonioli foram contratadas e os trabalhos devem iniciar em abril. As pontes serão licitadas em janeiro.
    • Na BR-070, está sendo licitado o Programa de Revitalização de Rodovia (PIR IV), que durará dois anos e tem o objetivo de tapar buracos, colocar lama asfáltica, preservando a estrada. Também está em fase de projeto, um Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (CREMA), que prevê um contrato de cinco anos.
    • Na BR-364, as conservas estarão contratadas a partir de janeiro de 2009, bem como um PIR IV em Alto Araguaia e um PIR IV no trecho Sapezal/Comodoro, em contrato de restauração. Em fevereiro, terá início as obras do contorno de Comodoro. Ainda na BR-364, o trecho Mundo Novo/Sapezal entrou no PAC, garantindo sua construção (são 106 quilômetros, estimados em R$ 108 milhões).
    • Na BR-163, a Serra de São Vicente terá 17 quilômetros de construção na parte de subida e 8,5 quilômetros, na descida. Ambos os trabalhos começarão em abril com previsão de término em setembro. A novidade é que a construção desses trechos será em concreto. Nesta obra serão gastos R$ 100 milhões.
    • O trecho do Trevo do Lagarto até Rosário Oeste está licitado uma “Multi Via”, cujas obras começarão em março de 2009. Um PIR IV para Rosário Oeste até Lucas do Rio Verde será licitado em janeiro.
    • Outra obra é a restauração de R$ 142 milhões que vai de Lucas do Rio Verde até Novo Santa Helena, divididos em quatro lotes. Ainda na BR-163, o Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC) fez 16 quilômetros de asfalto na divisa Guarantã do Norte até o Pará, restando 37 quilômetros que serão concluídos em 2009. O trecho Posto Gil a Rondonópolis está com projeto em processo de licitação.
    • A federalização da BR-174 foi sancionada pelo presidente Lula no dia 21 de dezembro.
    • Na BR-242, serão licitados 100 quilômetros em janeiro de 2009.

Assessoria Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)

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