quarta-feira, 11 de setembro de 2013

População pode formar rede contra a criminalidade em Jaraguá

PM Jaraguá
Os assaltos e roubos que vêm ocorrendo em Jaraguá nos últimos meses deixa a sociedade reféns do medo e presos em sua própria casa. A ousadia dos bandidos é tão grande que, mesmo em plena luz do dia eles agem, sem medo de serem presos.

Com todos os esforços da policia militar nas rondas, principalmente pelas principais avenidas da cidade, os bandidos ainda ousam praticar seus delitos, entrando em comércio e assaltando empresários e consumidores.

O roubo de carros e motos também está dentro desta triste estatística da criminalidade em Jaraguá. O Conselho de Segurança e da Comunidade nada pode fazer, inclusive, o caso já foi discutido entre o comandante Lusdenes Alencar com os vereadores, no sentido de juntar esforços e encontrar uma forma de melhorar a segurança na cidade.

Como se trata de um problema crônico de todo Estado, com raras exceções, como os municípios de Goianésia e Pirenópolis, onde o governo do Estado concentra seus recursos na segurança, os outros municípios estão à míngua, sem policiais e incentivo salarial.

Rede de amigos contra o crime

Semelhante a outros programas que funcionam muito bem, a rede de amigos e vizinhos seria uma boa solução para ajudar a polícia no combate, investigação e até na prisão dos criminosos.

A ideia é simples. Basta cada vizinho se tornar em uma espécie de guarda da residência ou comércio do morador ao lado. Qualquer sinal de arrombamento, toque de alarme, barulhos ou comportamentos estranhos, o “Vizinho Amigo” entraria em ação, comunicando imediatamente a polícia para que o fato seja averiguado.

Essa mesma regra valeria para os motoristas e motociclistas. Qualquer veiculo suspeito, a PM poderia ser acionada, já com a garantia de anonimato dada pelo comandante Lusdenes Alencar, ou seja, o denunciante terá seu sigilo preservado.

Por Isaias Sousa

Nenhum comentário: