A BR-158 poderá ser interditada novamente e por tempo indeterminado. A ameaça foi feita pelo prefeito de Confresa, Gaspar Lazari (PPS) que preside a Associação dos Municípios do Norte Araguaia (Amna), caso o governo federal não cumpra a promessa feita na semana passada de recuperar toda a estrada, hoje em condições precárias de trafegabilidade.
Ao ameaçar o trancamento da rodovia por tempo indeterminado, Lazari disse esperar que as promessas sejam cumpridas. Ele participou na segunda=feira de uma reunião em Brasília, no Ministério dos Transportes e deixou a Capital Federal com a garantia de que até 11 de setembro o Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit) assinará um convênio com o Governo do Estado para a licitação em Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para recuperação da estrada.
“Aguardamos que esta data seja definitiva para podermos dar início às obras. Se não for faremos novas manifestações e o trancamento da estrada”, garante. “Nós iremos esperar apenas até dia 11 de Setembro, se nada for feito nos iremos nos juntar, todas as cidades da região do Araguaia e bloquear a BR 158 e só iremos abrir novamente quando o governo federal tomar uma postura’’ , ameaça.
Para os prefeitos da região do Araguaia, o estado precário dos trechos reivindicados tem prejudicado o setor do agronegócio como também o conjunto da população. O Norte Araguaia mato-grossense destaca-se pelo potencial de recursos naturais, assentamentos rurais e especialmente pela nova fronteira agrícola, com mais de três milhões de hectares agricultáveis.
A BR-158 é tida como principal via de escoamento da produção ao porto de Itaqui, no Maranhão, assim considerada a “espinha dorsal” para o desenvolvimento da região, argumentam os prefeitos.
Jonas Jozino/Da Redação/Uasley Werneck /Rádio Continental
Nenhum comentário:
Postar um comentário