quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Parlamentares de MT se reúnem com Temer, mas não conseguem suspender despejo

Foto: AssessoriaMembros da bancada de Mato Grosso na Câmara se reuniram na noite desta terça (11), com o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB), para tratarem sobre o processo de desintrusão da gleba Suiá Missú, na região do Araguaia.

Temer garantiu que entrará em contato com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para organizar uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Funai e a Advocacia-Geral da União (AGU), contudo, não garantiu a suspensão da ordem de retirada dos não índios da região.
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), pontuou que a intenção dos parlamentares mato-grossenses é que a portaria que autoriza o processo de desintrusão seja suspensa.
“Nós apelamos ao Michel Temer porque não é possível que só o governo não enxergue o desastre que está acontecendo. O diálogo e a negociação poderiam por fim a todo esse desastre. Até mesmo porque os índios não estão desalojados”, afirmou o tucano.
O senador Cidinho Santos (PR) apresentou a Temer imagens do confronto entre não índios, Força Nacional e polícias Federal e Rodoviária, que começaram a ser travadas na última segunda (10).
"Os produtores rurais que moram na região reafirmam que só saem de lá mortos. Muitos não têm para onde ir e o Governo Federal não apresentou até o momento nenhuma alternativa de moradia para essas famílias", explicou o senador.
Segundo Temer, a ministra Gleisi Hoffmann deve receber uma comissão de parlamentares na próxima quinta (13) para também discutir o assunto.
A Força Nacional de Segurança continua na região cumprindo a ordem da justiça federal. Seriam cerca de 900 "fazendas" na reserva onde estão famílias que devem ser despejadas.


Da Redação/Foto: Reprodução

Nenhum comentário: