A disputa por secretarias em Jaraguá entre os principais partidos da base do prefeito Ival Avelar, dentre eles o PTB, PMDB, PT e DEM, estão na corrida por um posto na administração. Mesclando, o ex-presidente do PTB, Roberto Jeferson, condenado a mais de sete anos de reclusão em regime semiaberto, foi um dos principais mediador de recursos na administração do PTB em Jaraguá por meio do deputado Jovair Arantes.
Licenciado do PTB, Roberto Jeferson foi o delator do esquema do “mensalão”, que levou a condenação de vários políticos, lobistas e empresários. Jeferson, beneficiado por ter denunciado o esquema, se livrou de cumprir prisão em regime fechado, mesmo assim, foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Em 2011, Roberto Jeferson esteve em um encontro do PTB em Jaraguá, onde falou amplamente sobre as metas do partido, criticou parlamentares e teceu vários comentários para seus correligionários em tom de lealdade aos companheiros da sigla.
Continuando seu discurso, na época, o ex-presidente do PTB diz que a política no Brasil estava nadando nas águas calmas, inclusive, foi elogiado por representante do governador Marconi Perillo, por Jeferson ter contribuído pela “moralidade” do país, moralidade que se transformou em pouco espaço de tempo, no mais clássico exemplo de “imoralidade”, no centro politico do Brasil, o mensalão!
Se Cleiber Junior, filiado ao PTB de Lineu assumir a Secretaria de Esporte, ficará pra ser definido o destino dos nomes indicados pelo PMDB que partiu como um rolo compressor em busca de pastas na administração de Ival, o que não é de se estranhar, já que o partido é a maior legenda da base.
Espera neste momento, que não haja escândalos que possam denegrir a imagem de alguns políticos ligados ao PTB de Jeferson, pois, se acontecer, o partido pode ficar desacreditado em Jaraguá, repercutindo de forma negativa em outras campanhas.
Como há filiados do PTB que foram eleitos e estão respondendo alguns processos na Justiça, mesmo assim, não se pode dizer que serão condenados, mas, se acontecer, o mensalão pode ser relembrado em Jaraguá referente a alguns nomes ligados ao partido e que vão assumir uma cadeira na Câmara no ano que vem.
Everaldo Sebastião, promotor de Justiça, havia dito que há vereadores, inclusive, sendo uma do (PTB), que responde a vários procedimentos na Justiça, e mesmo assumindo a cadeira na Câmara e for condenada por improbidade administrativa, perderá seu cargo, assumindo o suplente mais votado dentro da legenda. Concluindo, o caso de Roberto Jeferson, presidente afastado do PTB nacional, ainda pode repercutir em Jaraguá, o que alguns filiados do partido temem acontecer, mesmo que não seja exatamente o caso de Jeferson, mas sua ligação com o partido, pois os prejuízos e os danos pessoais são maiores do que o nome do homem que vai dormir na cadeia por um bom tempo.
Por Isaías Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário