quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Leitão encontra-se com Michel Temer para tratar dos conflitos

Preocupado com a situação de conflito na reserva Suiá Missú, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT), e os demais membros da bancada do Mato Grosso na Câmara, participaram de reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer.
A intenção da audiência entre o vice-presidente e os parlamentares é encontrar uma possível solução para acabar com a desordem que envolve os índios, os produtores rurais, a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança pela desocupação da área.
Segundo Michel Temer, ele entrará em contato com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para organizar uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Funai e a Advocacia-Geral da União (AGU). “O que nós pedimos é que a portaria seja suspensa ou muita gente vai morrer”, diz Leitão.
Ao todo são 165 mil hectares remanescentes da antiga fazenda Suiá Missu, território em disputa por produtores rurais e a Funai, representando o povo Xavante. Atualmente estão instalados na localidade cerca de 300 índios e mais de sete mil pessoas que correm o ris co de serem desalojados.
Para Nilson Leitão a esperança para o fim da “guerra” é que o governo se sensibilize: ”Nós apelamos ao Michel Temer porque não é possível que só o governo não enxergue o desastre que está acontecendo. O diálogo e a negociação poderiam por fim a todo esse desastre. Até mesmo porque os índios não estão desalojados”, expõe.

(Carolina Alves/Assessoria)

Nenhum comentário: