terça-feira, 6 de novembro de 2012

Juízes paralisam atividades nesta quarta

 Foto: Mary Juruna/Arquivo CMT

Juízes da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho em Mato Grosso aderem nesta quarta (7) a uma paralisação nacional, com objetivo de protestar contra a desvalorização das carreiras.

A interrupção dos trabalhos segue até a próxima quinta (8) e a orientação é para que os magistrados compareçam aos fóruns, mas não realizem atendimento.
Segundo o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Oliveira Toldo, as carreiras acumulam perdas de 28,86% na remuneração desde 2005, quando foi implantado o subsídio em parcela única. Atualmente, os salários dos juízes em início de carreira é de R$ 22 mil.
A categoria ainda contesta a extinção do adicional por tempo de serviço, já que juízes com muitos anos de carreira, atualmente, têm os mesmos vencimentos de um iniciante. Segundo os profissionais, a carreira na magistratura passou a não ter mais sentido.
Protesto
Como forma de protesto, os juízes federais e do Trabalho afirmaram que não irão participar da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem início nesta quarta (7) e segue até o próximo dia 14.
O presidente da Ajufe assegurou que o protesto não é contra o processo de conciliação em si. “Isso já é uma realidade como sistema de solução de conflitos. Queremos é chamar a atenção para um problema dentro da magistratura.”

Por Camila Ribeiro –  (informações Agência Brasil)
Foto: Mary Juruna/Arquivo CMT

 

Nenhum comentário: