Nada de papel e caneta. A partir desta terça-feira (20/11) as provas teóricas do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) passam a ser completamente eletrônicas. Para realização dos exames, foi montada uma sala no pátio do órgão, na Cidade Jardim, em Goiânia, onde foram colocados 18 computadores conectados a leitores biométricos.
O novo método de avaliação, que passa a ser eletrônico, é o início de um processo de modernização para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conforme divulgou o diretor de operações do Detran-GO, coronel Sebastião Vaz, na manhã desta terça-feira (20/11), o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) já está disponível pela internet desde a semana passada.
Segundo ele, o método chega para melhorar o proceso. “Coisas que antes eram resolvidas com os Centros de Formação de Condutores (CFCs) passarão a ser tratadas diretamente no Detran ou pela internet”, disse. “De casa mesmo, o candidato pode fazer o seu pré-cadastro no site do Detran e depois precisa comparecer a uma das nove unidades do Vapt Vupt da capital para a validação do registro, apresentar seus documentos pessoais e de endereço. Na hora, será feita a coleta das digitais, foto e assinatura. O sistema do Detran já faz o encaminhamento do candidato para os exames médico e psicológicos. E já estamos estudando em oferecer neste pré-cadastro as opções de CFC para os cursos teórico e prático de direção”, acrescentou. As impressões digitais já estão sendo capturadas nas nove agências do Vapt Vupt em Goiânia.
Funcionamento
De acordo com o órgão, o exame téorico no Detran-GO poderá ser realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Nos sábados, o horário de funcionamento será das 8h às 15h. O candidato terá 60 minutos para 30 questões sorteadas automaticamente do banco dados do órgão, que disponibiliza de 900 questões. Será exigido 70% de acertos. Segundo o Detran-GO, o resultado será divulgado imediatamente na tela do computador após o término da avaliação.
Para José Taveira, presidente do Detran, o processo de modernização marca uma nova fase no órgão. “Do ponto de vista da tecnologia, isso aprimorará mais o candidato e vamos colocar nas ruas pessoas bem melhor habilitadas”, disse. Também de acordo com o presidente, o novo método vai ajudar a impedir fraudes de possíveis candidatos à CNH.
Fonte: A Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário