por Naiara Martins
Água Boa/MT (quinta-feira, 28.06, 9h57) - A comitiva liderada pelo presidente da Associação dos Produtores da Gleba Suiá Missú, Renato Teodoro da Silveira está decolando neste momento de Brasília, com destino a BR-158, Posto da Mata. A informação foi repassada pelo deputado Baiano Filho, que está em Água Boa.
Uma assembleia com a participação dos manifestantes será realizada no local do conflito até o final da tarde. Produtores e indígenas farão uma avaliação do cenário e deliberarão as próximas ações do movimento.
O secretário Chefe da Casa Civil, José Lacerda confirmou após articulação com Baiano Filho, uma agenda entre o governador Silval Barbosa e a comissão de produtores e xavantes. O encontro será na próxima quinta-feira, 05.07, às 10h, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Baiano informou que apesar de alguns municípios já sofrerem com o desabastecimento de combustíveis e até mesmo alimentos, há uma forte manifestação de populares defendendo a permanência do bloqueio. Por outro lado, também existem pedidos pela abertura da rodovia.
Desde a noite de sábado, 23.06, cerca de 300 produtores e 150 xavantes bloqueiam a BR-158, na altura do Posto da Mata, em protesto a decisão que os obriga os produtores a desocuparem a área remanescente da fazenda Suiá Missú, hoje reserva Marawatsede. Desde o início dos protestos a margem da BR-158, Posto da Mata, o deputado Baiano Filho é a única autoridade permanentemente presente no local do conflito.
por Naiara Martins em colaboração com Água Boa News
Nenhum comentário:
Postar um comentário