A Operação Boa Viagem realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), entre os dias 18 e 22 deste mês [junho], vai envolver 10 municípios mato-grossenses, de diferentes regiões.
Fonte: Eliana Bess
Nesta segunda e terça-feira (18 e 19.06) as equipes estão concentradas nas cidades de Vila Rica e Santa Terezinha, depois seguem para as outras cidades. O resultado do trabalho estará fechado na próxima segunda-feira (25.06).
Cinco itens serão alvos da Operação Boa Viagem, sendo: capacete, dispositivo para retenção infantil (popularmente conhecido como cadeirinha), acessibilidade em ônibus frescão, ônibus rodoviários e de transporte urbano. Além dos municípios citados, estão inclusos na fiscalização Nova Monte Verde, Comodoro, Campos de Júlio, Porto Alegre do Norte, Barra do Garças, Canabrava do Norte, Paranatinga e Pedra Preta.
“Embora essas cidades já integrem as operações desenvolvidas pelo Ipem, no quesito acessibilidade serão fiscalizadas pela primeira vez. Do Vale do Araguaia serão cinco municípios”, explicou Marli do Nascimento, diretora de Avaliação da Conformidade.
Desta vez, a operação não contemplará Cuiabá e Várzea Grande, considerando que ambas são fiscalizadas em operações de rotina. Apesar do monitoramento constante, capacete ainda é um dos itens que apresentam irregularidades, principalmente os que são comercializados no mercado informal. “Eles não contêm o Selo do Inmetro, uma garantia de que o produto passou pelos testes de qualidade”, declarou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de Avaliação e Conformidade do Ipem, que está atuando na Operação Boa Viagem.
Fiscalizações de rotina envolvem uma variedade de produtos, como material elétrico, preservativo, brinquedos e têxtil (confecções).
ATUAÇÃO RECONHECIDA
Na última plenária realizada pelo Inmetro no mês passado [maio/2012], o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso recebeu elogios pela atuação. O destaque veio especialmente da coleta têxtil, com índice maior que os apresentados pelos demais estados brasileiros. “Estamos cumprindo a meta de coletas e de operações especiais”, ponderou a diretora de Fiscalização da Conformidade, ao falar sobre o fato.
O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
EXPRESSOMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário