terça-feira, 12 de junho de 2012

Colniza: Ibama aplica R$ 9,4 milhões em multas em Aripuanã e Colniza

Veículos do Ibama em operação na região noroeste de MT / Leandro Nogueira da Silva

A Operação Guardiões da Amazônia III, realizada neste mês de junho nos municípios de Aripuanã e Colniza, noroeste de Mato Grosso, resultou em 32 autos de infrações e R$ 9,4 milhões em multas.

A ação durou vinte e três dias e contou com agentes de fiscalização de diversos estados na busca da coibição e responsabilização aos envolvidos na exploração ilegal de madeira e desmatamentos ilegais.

Neste período, foram realizadas várias incursões em áreas de desmatamentos detectados pelo Deter/Inpe e pelo núcleo de geoprocessamento do escritório regional do Ibama em Aripuanã-MT. Além de fiscalização em seis serrarias, duas áreas de exploração madeireira clandestina e um garimpo ilegal.

Durante a operação, foram autuados dezenove desmatamentos ilegais somando 1.278 hectares de áreas desmatadas autuadas e embargadas, e apreendidos 369m³ de madeiras em toras e 228m³ de madeiras serradas, quatro motores e uma draga garimpeira, com mais cinco empresas madeireiras autuadas e embargadas. Ainda houve uma notificação para o licenciamento de um aterro sanitário, visando solucionar o problema de um lixão a céu aberto onde são jogados resíduos.

Segundo o Ibama, as ações de fiscalização na região continuarão, com objetivo de garantir a manutenção dos índices históricos de redução de desmatamento em toda a Amazônia Legal.

Por Sandra Carvalho com Assessoria

Foto: Leandro Silva

Nenhum comentário: