quinta-feira, 10 de maio de 2012

Polícia descobre esquema de aluguel de armas na periferia de Cuiabá

Da Redação

A apreensão de um revólver calibre 357mm com um estudante de 15 anos na porta da Escola Estadual “André Avelino”, no CPA II, levou a Polícia a identificar um esquema criminoso de aluguel de armas para assaltantes da região, conhecido como “rent a gun” (“alugue uma arma”, em inglês). Além da arma que estava na mochila do estudante, os policiais militares apreenderam R$ 125 em dinheiro.

O estudante então confessou que a arma não era somente para uma briga de gangue, mas alugada para assaltos. Ele levou os policiais na casa dele, onde havia um fuzil esculpido em madeira. O garoto acrescentou aos policiais que o aluguel é feito para várias pessoas, em diversos bairros.

Um dos que fazem parte do esquema seria um morador do Pedregal. Na casa de Juarez Duarte dos Santos, de 36 anos, os PMs apreenderam duas trouxonhas de maconha escondidas no vão da parede - e também R$ 2.208 em notas miúdas escondidos embaixo do colchão. No local, foram apreendidos vários objetos que os policiais suspeitam de que tenham sido trocados por entorpecente.

“Não encontramos arma alugada, mas entorpecente e dinheiro em notas miúdas e vários objetos sem procedência”, observou um dos policiais. Juarez foi levado até o Plantão Metropolitano e autuado por tráfico de drogas.

Ao delegado plantonista, Juarez negou ser traficante. Garantiu que a droga não foi encontrada com ele. O dinheiro seria do trabalho que recebeu recentemente e, os demais produtos, teria comprado recentemente para a filha.

No entendimento dos policiais, o esquema de aluguel de armas não é novo. Explicaram que é mais comum a traficantes usar esse tipo de expediente, pois entregam revólveres para viciados em drogas para praticar assalto. E o dinheiro roubado serve para o pagamento das dívidas de entorpecentes.

Os policiais lembraram que no assalto a uma farmácia, na semana passada, na região do CPA, três adolescentes foram presos e um deles apontou uma boca-de-fumo no Altos da Serra como sendo o local onde tinha deixado a arma.

Na ocasião, o garoto alegou que havia alugado a arma do traficante conhecido como “Zé Coco”. O pagamento do aluguel foi feito com o dinheiro roubado durante o assalto.

Os PMs estiveram no local indicado, mas só encontraram algumas trouxinhas. “Para os traficantes, ainda é um bom negócio alugar as armas, porque, se forem apreendidas com assaltantes, eles se livram do crime”, disse um policial.

Nenhum comentário: