terça-feira, 8 de maio de 2012

Morreu Maurice Sendak, autor de Onde vivem os monstros

Americano Maurice Sendak, autor de clássicos da literatura infantil como <em>Onde vivem os monstros</em>, morreu nesta terça-feira aos 83 anos, informou sua editora. Imagem: Jemal Countess/AFP Photo/Arquivo

Imagem: Jemal Countess/AFP Photo/Arquivo

O americano Maurice Sendak, autor de clássicos da literatura infantil como "Onde vivem os monstros", morreu nesta terça-feira aos 83 anos, informou sua editora.

"Ele morreu em Danbury, Connecticut (nordeste dos Estados Unidos). A causa foi uma complicação por um infarto recente", disse à AFP Erin Crum, da editora HarperCollins em Nova York.

Tanto críticos como admiradores afirmam que é impossível imaginar a literatura infantil sem Maurice Sendak. "Onde vivem os monstros" foi adaptado para o cinema em 2009, com direção e roteiro de Spike Jonze.

Os livros de Sendak, escritos ao longo de 60 anos de carreira, foram lidos por milhões de pessoas e traduzidos para dezenas de idiomas.

Apesar de o livro "Onde vivem os monstros" (Where The Wild Things Are), de 1963, ser o mais conhecido, Sendak escreveu e ilustrou quase 50 livros, incluindo a aclamada série "Little Bear".

Entre suas obras memoráveis está "Pierre", sobre um menino travesso e brigão cuja frase constante ao longo do livro é "Não me importa". Outros favoritos são "In the Night Kitchen" (1970) e "Outside Over There" (1981).

Sendak recebeu o prestigioso prêmio Caldecott de literatura infantil, a Medalha Newbery, o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen, o National Book Award, o Prêmio Astrid Lindgren Memorial e a Medalha Nacional das Artes.

O presidente Barack Obama leu "Onde vivem os monstros" para as crianças que participaram na "corrida dos ovos de Páscoa" em 9 de abril na Casa Branca, um evento anual que reúne milhares de crianças e seus pais.

Da AFP Paris com Selzy Quinta

Nenhum comentário: