domingo, 6 de maio de 2012

Carlos Cachoeira, a imagem de um Brasil corrupto

Por Isaías Sousa
Um dos maiores casos de corrupção já repercutido no Brasil está envolvendo pessoas de todas as esferas do poder. O caso Carlinhos Cachoeira, representa neste momento uma face negativa do Brasil para os países estrangeiros, uma imagem que compromete o país, principalmente no momento em que o Brasil se prepara para a Copa do Mundo de 2014.

Carlos Cachoeira formou um rede de proteção por meio da corrupção O contraventor Carlos Cachoeira aos poucos vê seu nome envolvido em escândalos, corrupção, pagamento de propina a políticos, policiais, magistrados e outras autoridades que muitas vezes, eram tidas como íntegros e honestos servidores público.
No último caso, revelado pela Polícia Federal por meio de escuta telefônica ou investigação paralela, apareceu nomes de oficiais do alto comando da Policia Militar de Goiás, demonstrando desta forma o envolvimento de Carlos Cachoeira dentro da Segurança Pública, algo que é repugnante perante a opinião pública.
A máfia de Carlos Cachoeira lembra, embora com diferencial de operação, a máfia italiana, que só nos anos de 1980 a 1995, foi controlada pelo Poder Judiciário daquele país – o que custou a vida de 24 Juízes e Promotores que estavam engajados na Operação “Mãos Limpas”.
A influência de Carlos Cachoeira dentro dos órgãos públicos e instituições financeiras deixa uma lacuna dentro da Segurança Pública Nacional. Corrompendo agentes públicos, Cachoeira construía uma das maiores redes de proteção para seus negócios ilegais, que era os jogos caça-níqueis.
Em troca, políticos conseguiam financiamento de campanhas, viagens, hospedagem em hotéis de luxo e até bebida de alto custo.
Na Segurança Pública, a influência de Carlos Cachoeira até interferia em promoção de policiais, algo que incomoda a sociedade, já que, a Segurança Pública deve ser um órgão com a lisura necessária que mantém a credibilidade por parte da sociedade.

Segundo dados, o Brasil é 75ª país no índice de corrupção, perdendo apenas para o Chile e Uruguai.

Nenhum comentário: