quarta-feira, 18 de abril de 2012

Crise na Europa abre caminhos para empresas investirem no Brasil

Economistas preveem crescimento econômico de 3,2% no Brasil e consolidam o país como um dos mercados mais promissores para novos negócios

Estimando um crescimento do produto interno bruto em 3,2% e com projetos como a exploração do pré-sal, Copa do Mundo e Olimpíadas, o Brasil vem chamando atenção mundial como um país emergente e muito propício para negócios. Com a crise na Europa, todos os participantes do bloco econômico que estão em situação desenvolvimento são alvo de empresas que acreditam que investir nos BRICS seja a solução de seus problemas financeiros.

O Brasil já supera até mesmo a Índia e China tornando-se a grande aposta do momento, os números mostram que entre 2006 e 2010 a quantidade de empresas iniciantes no mercado brasileiro aumentou em 7,2% por ano. A perspectiva é de que o investimento se dê naqueles que possuem maior potencial de consumo interno e menor competitividade dentro do país.

Normalmente o canal de entrada corporativo no Brasil acontece através de eventos B2B. As empresas participam de feiras profissionais, avaliam o mercado, os prospects, os concorrentes e assim traçam planos estratégicos para abertura da companhia no país. Com a queda da economia Europeia, muitos mercados começaram a procurar países onde existe potencial de compra, um deles é o de artigos natalinos. Culturalmente forte na Europa e América do Norte as decorações natalinas são responsáveis pelo aumento do consumo de diversos produtos durante as festas de fim de ano, neste contexto empresas do mundo todo veem o Brasil como caminho alternativo e a Christmas Fair, tradicional feira de artigos natalinos, festas sazonais e brinquedos educativos que ocorre anualmente em Maio na cidade de São Paulo, passou a ser rota obrigatória dos fabricantes mundiais.

É o caso da espanhola La Lluna, uma das internacionais a investir no território brasileiro e expositora da Christmas Fair. Situada em Natal, no Rio Grande do Norte, a empresa se caracteriza pela produção de brindes e decoração utilizando materiais naturais como papel, metal, algodão, mas principalmente a madeira.

A grande procura desses produtos pela internet, fez com que Eduardo Flores, diretor da La Lluna, enxergasse no Brasil uma oportunidade de crescimento. “É um país grande e que dá valor ao artesanato e, além disso, tem o mercado compatível com o que a La Lluna oferece”.

Há dois anos deram início em suas atividades de importação e distribuição no país e já possuem uma boa aceitação do público. Com esperanças de se consolidar no setor, Eduardo acredita que apesar do valor dos impostos de importação dificultar os negócios, o investimento é viável. “Vamos continuar investindo, principalmente nas feiras de negócio, porque lá o cliente pode escolher melhor o produto, é onde ele tem a oportunidade de ver de perto nosso design e levar um produto diferenciado” completou Eduardo.

A La Lluna participará agora em maio da Christmas Fair, a tradicional feira dirigida ao mercado de Natal, festas sazonais e brinquedos, principiante no evento, todos seus artigos serão novidades, mas além deles trazem uma coleção segmentada com acessórios decorativos e enfeites específicos para o Natal. Os produtos La Lluna podem ser encontrados no estande 210 durante a 17ª edição da feira, que acontece no dias 19, 20 e 21 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Nenhum comentário: