sexta-feira, 30 de março de 2012

Governo atende TCU e remarca edital

Tribunal apontou sobrepreço de R$ 29 milhões em lote da obra que fica no município cearense de Jati. Ontem, o Ministério informou que lançará novo edital em 26 de abril

IGOR DE MELO

Trecho em obra no Ceará, estado que tem enfrentado alguns dos maiores índices de atraso

Novos ataques à gestão municipal Para Luizianne, crítica de Ivo é "provocação" (0) Paraipaba Após depoimentos de acusados, prefeita vira alvo do MP (0) Transposição Governo atende TCU e remarca edital (0) Servidores Nomeações devem esperar pelo Funpresp (0) Breves Ex-senador é condenado (0)

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou superfaturamento de R$ 29 milhões em edital de trecho da obra de transposição do rio São Francisco localizado no Ceará. Auditoria do Tribunal considerou que alguns serviços foram orçados acima do preço do mercado e que o edital restringe a concorrência pelo processo licitatório.

O edital refere-se ao Lote 5 do Eixo Norte das obras, que localiza-se no município de Jati e compreende a execução de seis barragens: Jati, Porcos, Cana Brava, Cipó, Boi I e Boi II; além de obras de alteamento de uma barragem já existente, Atalho.

O TCU requisitou a revisão do edital, antes do lançamento em abril. Contrariando o processo em curso no tribunal, o Ministério da Integração Nacional lançou o edital em março.

Os principais serviços em que o TCU detectou sobrepreço são relacionados a terraplenagem e representam 14,46% do orçamento base. Um dos serviços, de filtros e transições finas de areia natural, chegou a ser orçado 143,48% acima do preço referencial.

O Ministério da Integração Nacional informou ao O POVO que acatou a decisão do TCU e que todas as medidas corretivas referentes ao relatório da auditoria foram implementadas no edital de licitação.

Em aviso publicado no Diário Oficial da União na terça-feira dia 27, o Ministério informou o adiamento da licitação do lote para 26 de abril de 2012.

O Lote 5 é, até agora, o trecho mais atrasado no cronograma da transposição do São Francisco. A última avaliação estimava a conclusão das obras em dezembro de 2015, mais de cinco anos depois da previsão original.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, a região Nordeste apresenta uma grande irregularidade na distribuição de recursos hídricos, pois possui apenas 3% da disponibilidade de água e 28% da população brasileira.

O Rio São Francisco, sozinho, representa 70% de toda a oferta de água da região. Quatro estados seriam contemplados pelo desvio das águas do rio: Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A transposição enfrenta problemas de atraso, apontado também como responsável por um estouro nos preços iniciais previstos. O lote 5 é considerado o mais atrasado de todo o cronograma.

SERVIÇO

Denuncie irregularidades ao TCU

Onde: Av. Valmir Pontes, nº 900 - Bairro Edson Queiroz

Outras informações: (85) 4008-8388

Fax: (85) 4008-83850

O POVO Online

Nenhum comentário: