segunda-feira, 12 de março de 2012

Artigo: O Nosso Passado

Por Selzy Quinta
O nosso passado é o que mais nos pesa, não só porque nos acontecem coisas das quais gostaríamos de esquecer, ou não ter vivido, mas também porque transportamos conosco, o arrependimento, vergonha e sentimento de culpa de coisas das quais não nos orgulhamos. Esse passado sujo gravamos na nossa mente e no nosso corpo e transformamos essas experiências em algo que nos incapacitam de viver bem o presente, porque guardamos em nossa alma as memórias dos acontecimentos negativo que criamos causando em nos um impacto emocional muito ruim, e sempre que nos acontece alguma coisa negativa ou uma situação idêntica nos transportamos para os cenários do passado novamente e voltamos a reviver os mesmos pensamentos e sentimentos negativos, reforçando ainda mais com tudo aquilo que nos manda para baixo nos tira a alta estima de vida. Porque são coisas e fatos de nosso passado que gostaríamos de esquecer para sempre ou pelo menos conseguir o perdão das pessoas as quais ofendemos ou magoamos de forma imperdoável, para que passamos viver em paz com nossa consciência, mas é impossível, porque mesmo que conseguíssemos o perdão ou o esquecimento dessas pessoas as quais maltratamos, magoamos e ferimos com tanta violência de caráter que seria mesmo impossível de nos mesmos nus perdoar imagina as pessoas que ferimos.

Esses acontecimentos nos condiciona de forma negativa por toda uma vida. Não só porque nus derruba de forma arrebatadora pela situação que nos mesmo criamos para nos alterando tudo o que é de bom que existe em nossa alma e como devemos agir perante as pessoas que amamos ou não deveríamos viver sempre com o bem, e jamais com o mal, mas infelizmente o que fizemos no passado mesmo sem pensar, nos pesa a alma e nus tira a vontade de viver porque sabemos que jamais conseguiremos nos perdoar imagina as pessoas as quais fizemos tanto mal mesmo sem pensar nas conseqüências. Centenas de vezes perguntamos para nos mesmo porque comentemos tantos erros em nossas vidas? Porque não foi diferente como é agora que vivemos de forma boa onde buscamos cada dia mais melhorar e conquistar as pessoas que amamos, dando de nos o melhor que temos e podemos oferecer! Porque estragar nossas vidas com tantas coisas negativas que nus marcaram por toda uma vida? Porque não deixamos de lado os extintos malignos nesses momentos do passado? Porque não buscamos ajuda de tantas pessoas boas que existe no mundo nesses momentos de malvadezas? Todas essas perguntas nus martiriza a vida a cada instante. Principalmente porque as pessoas que ferimos são pessoas que amamos e deixamos nelas um estado de ressentimento exagerado. Se olharmos para tudo e para todos quase sempre ficamos de uma forma hostil, e criamos para nos um estado de proteção para que possamos sobreviver mesmo com a culpa de tantos erros cometidos no passado.

Na altura em que esses acontecimentos indesejados ocorreram em nossas vidas, à maioria das vezes, ficamos com uma idéia fixa acerca do que nos aconteceu e do quanto isso nos afetou, ou pode ainda vir a nos afetar no futuro. Essa história que compomos de acordo com a nossa experiência de vida, crenças e modo de pensar, joga em nos um papel tremendamente importante acerca da forma como isso nos vai afetar daí em diante.

“Um ser humano é sempre um contador de histórias. Ele vê tudo que lhe acontece através delas. E, ele tenta viver a sua vida tirando proveito das experiência boas ou mal, como se estivesse contando a sua própria história.

Ai eu me pergunto “Quem eu sou nessa minha história? Em que eu realmente acredito o que realmente dou valor, e quanto vale a pena lutar por mim mesma?”

Só posso afirmar com certeza que tenho um grande arrependimento de tudo de errado que fiz e cometi em minha vida. Será que um dia vou conseguir de verdade o perdão das pessoas as quais eu magoei? Será que um dia eu mesma vou conseguir me perdoar?

As perguntas existe, as respostas não sei!

Nenhum comentário: