sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TO-500 A ODISSÉIA DO HERÓI SIQUEIRA CAMPOS: “ESTADISTA E REDENTOR DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO”

Por kALIXTO GUIMARÃES/Correspondente do Araguaia

Visionário e Estadista, Siqueira Campos, atravessou o século XX de forma mitológica quebrando paradigmas e transformando uma das regiões mais pobres do Brasil, em um manancial de oportunidades e prosperidade.

José Wilson Siqueira Campos, fundador do Tocantins, estado em que é governador pela quarta vez, está perto de completar 84 anos e mesmo sendo um dos políticos mais velhos do país, ainda em franca atividade, dá prova de sua vigorosa saúde e do seu brilhante e respeitado perfil de homem público. Visionário e Estadista, Siqueira Campos, atravessou o século XX de forma mitológica quebrando paradigmas e transformando uma das regiões mais pobres do Brasil, em um manancial de oportunidades e prosperidade. Agora, de forma surpreendente, ele anuncia a construção da rodovia Transbananal, a TO-500, obra de engenharia monumental e redentora da geopolítica brasileira. A BR-242, projetada no governo do ex-presidente JK, parte do litoral baiano, atravessa o Tocantins e entre os municípios de Formoso-TO e São Félix do Araguaia-MT, o seu trajeto cruza a Ilha do Bananal, seguindo para Alto Boa Vista-MT, onde, no distrito de Estrela do Araguaia (Posto da Mata) se interpõem com a BR-158, no sentido Ribeirão Cascalheira-MT, bifurcando em seguida para Querência, até chegar em Sorriso, onde conecta-se a BR-163. A conclusão desse traçado transversal permitirá a efetivação da logística para o transporte intermodal ( Hidrovia e Ferrovia) e um desenvolvimento sócio-econômico sem precedentes em sua área de abrangência, constituindo ainda, no primeiro e mais importante eixo de integração nacional no sentido Leste-Oeste.
O arrojado projeto da TO-500 (Transbananal), idealizado pelo engenheiro José Mazzaro, que obstinadamente trabalha para a racionalização da malha rodoviária brasileira, possibilitará uma significativa redução no custo de transporte (aproximadamente 30% por tonelada), diminuindo a distância em direção aos portos de exportação (Ilha do Conde/ Belém-PA e Itaqui/São Luíz-MA), fator que irá conferir competitividade mercantil na produção e no abastecimento estratégico das duas maiores fronteiras agrícolas do país, situadas no médio norte mato-grossense e na região do vale do Araguaia. A travessia de 84 km no interior Ilha do Bananal, tida como a maior ilha fluvial do mundo, coincide profeticamente com a idade do "mito" Siqueira Campos, que também, tem o mesmo nome do projetista da TO-500. Orçada em torno de 650 milhões, a construção dessa rodovia representa uma batalha homérica e mais um dos tantos desafios enfrentados por este nordestino migrante, ex-gabiru e boia-fria, transmutado em super-herói do progresso e do desenvolvimento nacional.
Enfrentando a fúria insana dos ongueiros e de monstros desumanizados que insistem em manter o Brasil na pré-história, o guerreiro, Siqueira Campos, pai mítico do Estado do Tocantins e construtor da linda Palmas,, segue em frente confiante e cheio de entusiasmo com o seu plano de fazer a travessia da ilha, buscando apoio de todos os lados para concluir a sua odisseia redentora e integracionista do centro-oeste brasileiro. Políticos, juristas, técnicos, cientistas, empresários, a nação inteira e principalmente, os nossos concorrentes de commodities internacionais, estão de olho na TO-500, até os habitantes nativos da Ilha do Bananal, Carajás e Javaés, já deram o aval ao projeto. Sabiamente, eles entenderam que se continuarem no isolamento e no regime de apartheid étnico-cultural condição de vida imposta pelos pseudo-indígenistas, estarão simplesmente fadados a alimentar essa corja de vampiros caniballis e suas contas bancárias recheadas de dólares e euros, doados quase sempre em nome da pobreza e da miséria extrema em que foram jogados ao longo dos anos. A integração social e econômica da comunidade no programa inteligente do projeto TO-500, é a única saída para se livrarem do confinamento sub-humano em que se encontram, através do trabalho e da renda verdadeiramente auto-sustentável, que seguramente o ecoturismo irá gerar pelas trilhas da grande e maravilhosa Ilha do Bananal e nas praias do majestoso rio Araguaia.

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