quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Alto Boa Vista comemora descoberta de jazida de Calcário

Foto: Agência da NotíciaAlto Boa Vista comemora descoberta de jazida de Calcário

O município de Alto Boa Vista completou na última segunda-feira (19) 20 anos de emancipação Política Administrativa, e a população recebeu um valioso presente, a confirmação feita pelo Prefeito da Cidade Wanderlei Perin da descoberta de uma Jazida de Calcário dentro do município.
Segundo o Prefeito, o município já vinha fazendo pesquisa a mais 5 anos e nesta última semana foi confirmada uma jazida de calcário do tipo Calcário Calcitico, e a jazida tem calcário para exploração de 200 anos. “É uma grande e valiosa notícia a descoberta desta jazida dentro de Alto Boa Vista, nós estamos despontando para o agronegócio e o calcário retirado aqui dentro do Norte Araguaia vai baratear e muito o custo da produção”, explicou o Prefeito de Alto Boa Vista Wanderlei Perin ao Agência da Notícia.
Ainda segundo Perin, a previsão é de que sejam retiradas 1.200 toneladas por dia de calcário o que será o suficiente para abastecer a região do Araguaia e do Xingu que atualmente busca o calcário no Tocantins a cerca de 650 quilômetros de Porto Alegre do Norte.
O agricultor e Engenheiro Agrônomo Édio Brunetta explicou ao Agência da Notícia, que o calcário chega em Porto Alegre do Norte e nos Baianos uma das regiões mais produtivas da região, em uma média de R$ 120,00 a tonelada, com a produção de calcário em Alto Boa Vista a previsão é de que o preço caia para cerca de R$ 70,00 com o frente, uma economia de mais de 40% por tonelada para o agricultor.
“Com certeza trará grandes benefícios e fará a região do Araguaia ser ainda mais produtiva e viável para a produção agrícola, já temos uma logística excelente e com minerais como o calcário que é essencial para a agricultura sendo extraído aqui mesmo na região é um valor imensurável”, explicou Brunetta um dos pioneiros no plantio da lavoura no Araguaia que planta mais de 15 mil hectares na região do Norte Araguaia.
A Jazida de calcário encontrada em Alto Boa Vista fica a aproximadamente 25 quilômetros da cidade e deverá começar a ser explorada no próximo ano.

Da Agência da Notícia com Camila Nalevaiko 

Nenhum comentário: