terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sede própria do Fórum Trabalhista de VG terá projeto de inclusão social e uso de energia limpa

Da Redação

Várzea Grande terá sede própria do seu fórum trabalhista com projeto de inclusão digital e uso de energia limpa. Estes foram alguns dos benefícios listados pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), desembargador Osmair Couto, e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT).

Ambos lançaram nesta segunda-feira, na cidade, as obras do prédio, que contará com cerca de 1.600 metros quadrados de construção de uma área total de cerca de 4 mil metros quadrados doada pela prefeitura do município.

O custo total da obra está orçado em R$ 1,7 milhão e prazo de conclusão em um ano, sob responsabilidade da Construtora Terex. O investimento está inserido nas emendas totais de R$ 20 milhões fixadas no orçamento do tribunal pelo deputado federal Valtenir e pelos senadores Jaime Campos e Gilberto Goellner. A nova sede vai ficar anexa à Ciretran Várzea Grande, no bairro Jardim Aeroporto.

Além de cursos de informática para população de baixa renda e terceira idade, a nova instalação vai dispor de “recursos para diminuição do consumo de energia, com bomba d´água movida a energia solar captada com placas e uso de água de chuva em banheiros”, descreveu o presidente do TRT-MT.

O deputado federal enumerou que a nova sede do Fórum de Várzea Grande é uma das 12 varas que serão inauguradas brevemente com recursos de emenda da bancada. “Quero aqui agradecer a confiança do TRT e da justiça do trabalho para articular parceria e trazer benefícios para a população de Mato Grosso. E precisou, estamos à disposição em Brasília para trabalhar”, disse.

“Os 20 milhões de reais contemplam 14 obras, entre Posto Avançado do Trabalho (PAT), adequação de prédios, aquisição de móveis e utensílios para 12 novas varas do trabalho”.

Os PATs mencionados pelo parlamentar são os de Campo Verde e Querência e os 11 novas varas a construir são de Jaciara, a ser lançada no próximo dia 2 de dezembro, Tangará da Serra, Alta Floresta, Juara, Peixoto de Azevedo, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Alto Araguaia, Colniza, Várzea Grande e Confresa e a ampliação das varas de Sinop e Colíder.

Osmair Couto explicou que o curso é uma ação de cidadania em convênio com a prefeitura de Várzea Grande. Ele agradeceu aos vereadores da cidade por aprovar a doação de terreno para a obra. Ele citou ainda que a criação da 2ª Vara do Trabalho para o município já está em andamento com projeto na Câmara dos Deputados, cujo relator deve ser o deputado Valtenir. O projeto deve criar ainda 176 cargos para poder implantar a vara trabalhista.

Ação parlamentar

Demais autoridades destacaram o empenho do deputado Valtenir pela viabilização dos recursos não apenas para o novo fórum trabalhista da cidade, como de outros municípios estratégicos espalhados por Mato Grosso.

“É momento de avaliar o que fizemos e o que deixamos de fazer. No caso do TRT, os feitos são grandiosos, com o trabalho prestado pelo deputado Valtenir e a OAB”, considerou Maurício Audi, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB-MT.

“Esta obra que contempla Várzea Grande é uma grande conquista. O deputado Valtenir, todos sabem eu foi uma luta dele para ter varas de trabalho em diversos municípios de Mato Grosso”, completou o prefeito do município, Sebastião Gonçalves.

O prefeito salientou a importância da obra para a população como uma forma de “sair da dependência das demandas da cidade ter que se dirigir para Cuiabá”. Ele assinalou que a tendência é se criar condição de a pessoas resolverem todos seus problemas na cidade, como a procura por médicos.

Nesse sentido, destacou também o trabalho do deputado Valtenir para a instalação da Universidade Federal em Várzea Grande, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) e a transferência do Fórum da cidade para a localidade da Passagem da Conceição.

O Documento

Nenhum comentário: