quarta-feira, 21 de setembro de 2011

São Félix do Araguaia sedia a 11ª edição do Fórum Regional sobre Drogas

O mapeamento sobre a problemática das drogas avança no Estado. Mais uma região será contemplada com o Fórum Regional sobre Drogas, um trabalho setorizado que busca identificar as diferentes características sobre o uso e abuso das drogas em Mato Grosso, para criação de políticas públicas adequadas para esse enfrentamento.

O município de São Félix do Araguaia será a 11ª cidade a sediar o Fórum Regional coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e realizado através do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen) com apoio de parcerias. A abertura acontece hoje (21.09) às 19h na Câmara Municipal com a presença do secretário adjunto de Justiça, Genilto Nogueira, da presidente do Conen Ana Elisa Limeira, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário do município e região.

O evento se estende até sexta-feira (23.09), com ampla programação voltada aos cinco eixos temáticos que sustentam a metodologia do trabalho: prevenção, tratamento, redução de danos, estudos, pesquisas e avaliações, e redução de ofertas.

De acordo com Genilto Nogueira há grande expectativa com o Fórum sobre Drogas em São Félix do Araguaia. O município faz parte do Consórcio Intermunicipal Araguaia e deverá reunir representantes das cidades que o integram, são elas: Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio e Serra Nova Dourada. “ A sociedade está mobilizada e as autoridades não medem esforços para o êxito do evento por conhecerem a importância social desse trabalho”, ressaltou.

Em recente visita à cidade para reinauguração da Cadeia Pública, o secretário Paulo Lessa, titular da Pasta da Sejudh, solicitou as autoridades, lideranças e sociedade civil organizada, apoio e participação no evento. Ele explicou que os trabalhos elaborados nos Fóruns Regionais serão apresentados no Fórum Estadual, a ser realizado em Cuiabá no mês de dezembro.

“Esse mapeamento irá subsidiar a construção de políticas públicas alinhadas a legislação federal e específicas a realidade de Mato Grosso”, afirmou.

Na avaliação de Ana Elisa Limeira, os Fóruns estão cumprindo papel importante em abrir o debate sobre a problemática das drogas nas diferentes regiões do Estado. A presidente do Conen ressalta que a realização do evento vem superando a expectativa pela expressiva participação dos municípios e pela rica contribuição oferecida pelos debates e troca de experiências.

PARCERIAS

O 11º Fórum Regional sobre Drogas tem como parceiros: Consórcio intermunicipal Araguaia;Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia; Câmara Municipal de São Félix do Araguaia; Secretaria Municipal de Assistência Social de São Félix do Araguaia; Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso; Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso; Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso; Centro Integrado de Operações Aéreas/Ciopaer; Juizado Especial Criminal Unificado da Capital; Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt).

24 Horas News

Nenhum comentário: