quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O cinema e a inclusão social

Cuiabá está prestes a se tornar cenário de um projeto pioneiro e que tem tudo para se tornar referência. Trata-se de “Auto-retrato”, um projeto de cunho sociocultural, que propõe a inclusão social de dependentes químicos através do cinema. O projeto vai capacitar ex-usuários de drogas (em tratamento) para que eles contem as histórias por trás do cotidiano de pessoas que ainda estão pelas ruas sugadas pelo vício do crack e outras drogas.
Idealizado por João Manteufel e Tânia Arantes, “Auto-retrato” conta com o apoio da primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa, da primeira-dama de
Cuiabá, Norma Galindo, e de Janete Riva, que através da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, também abraçou o projeto. Todas elas reconheceram a importância de oferecer essa oportunidade para ex-usuários de drogas mostrarem sua visão sobre esse problema social e, dessa forma, contribuírem não só para a sua própria reinserção na sociedade, como também indicarem caminhos – através dos documentários que farão – para que outros dependentes químicos possam ser recuperados.
O projeto será viabilizado com a parceria da Associação Casa de Guimarães, responsável pela gestão do Museu de Arte Sacra, onde acontecerão as oficinas. Atualmente, está sendo feita a seleção dos dependentes químicos que participarão das oficinas de roteiro, direção, fotografia, edição, trilha, som direto, produção e jornalismo.
FESTIVAL
O início das oficinas de cinema está marcado para o próximo dia 17 e elas contarão com a participação de representantes dos pontos de cultura de Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios próximos, já que o projeto tem o apoio do Pontão Ação Cultural em Rede, que funciona dentro do Museu de Arte Sacra. Ao final das oficinas, que acontecerão em duas etapas, os alunos irão a campo para colher imagens e depoimentos.
O resultado dessa produção será apresentado num festival, que deverá acontecer no início de 2012, nas dependências do Museu de Arte Sacra, que Viviene Lozi, diretora fundadorada Associação Casa de Guimarães, espera transformar num evento itinerante. (M.B.)

Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: