terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mãe é suspeita de jogar bebê de 6 meses no chão durante briga em MT

Criança foi entregue a abrigo após deixar hospital em Tangará da Serra.
Mãe do bebê foi autuada pela polícia por tentativa de assassinato.

Uma adolescente de 17 anos pode responder pela prática de tentativa de homicídio contra o próprio filho, um bebê de seis meses de idade. Ela é suspeita de jogar o bebê no chão durante uma discussão com o pai da criança em Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá. Com a queda, o bebê sofreu traumatismo na cabeça e ferimentos pelo corpo. O caso foi registrado na manhã de segunda-feira em um sítio na área rural do município e, nesta terça-feira, a criança recebeu alta da Unidade Mista de Saúde em Tangará da Serra e foi encaminhada para um abrigo.
A Polícia Civil autuou a menor por homicídio tentado, de natureza dolosa, quando há a intenção de matar. Ela foi apreendida em flagrante e o Ministério Públicio e Poder Judiciário informados em relação ao episódio. "Ela tentou praticar um homicídio, que não se consumou porque a vítima não morreu. Como se trata de uma menor, foi lavrado o auto de apreensão em flagrante e instaurado o procedimento", declarou, ao G1, o delegado Márcio Moreno Vera, responsável pelo caso.

saiba mais

Segundo o delegado, a mãe pode responder a duas ações. Uma no campo criminal, que apura a responsabilidade no episódio, e outra no campo cível, que pode transferir a guarda da criança para algum outro familiar. "A mãe que pratica um fato desse não tem condição de cuidar do filho", pontuou o delegado.

O boletim de ocorrência tratando do caso foi confeccionado pela Polícia Militar de Tangará da Serra. Ele relata que os ferimentos foram provocados após a criança ser jogada pela mãe contra o chão, após um momento de discussão com o pai do bebê, na residência localizada na área rural.

A Polícia Civil deve ouvir testemunhas e encaminhar o caso para o Judicário. O prazo para concluir os trâmites, de acordo com o delegado responsável, é de 10 dias. "Falta terminar o procedimento, temos que fazer o exame pericial e ouvir as testemunhas", observou.

O Conselho Tutelar do município foi acionado e acompanha a ocorrência. A mãe retornou junto com o esposo para o sítio na área rural do município. Nesta terça-feira, o bebê foi encaminhado para a Casa Transitória da Criança. "A mãe da criança está sendo acompanhada por uma psicóloga", disse a conselheira Elizangêla Martins da Silva.

De acordo com a conselheira, a mãe de 17 anos possui um outro filho, de 5 anos, e que também foi entregue à Casa Transitória. "O conselho vai acompanhar o caso tanto em relação à mãe como aplicar a medida de proteção com as crianças até que se tenha parecer pela Vara da Infância", declarou.
No mês
Este é o segundo registro de violência praticado contra um recém-nascido no mês de agosto em Mato Grosso. A primeira ocorrência foi registrada em São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá. No dia 14, uma mulher de 23 anos foi presa em flagrante e indiciada pela Polícia Civil pelo crime de homicídio. Ela é suspeita de ser a responsável pela morte da própria filha, uma recém-nascida.

Na época, a criança foi encontrada, sem vida, em uma caixa de papelão em uma área de mata, na Vila São Sebastião, distante 30 quilômetros de São Félix do Araguaia e a aproximadamente 100 metros da residência da mãe. A jovem continua presa na cadeia do município.

Port Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Nenhum comentário: