No ano passado, quatro dos 25 participantes - entre civis e militares – que participavam do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão da Polícia Militar, na Lagoa de Manso, em Cuiabá, passaram mal. Um deles, Abinoão Soares de Oliveira, da PM de Alagoas, morreu a caminho do Pronto-Socorro de Cuiabá. Investigações, denuncias de maus tratos, tortura e um pedido coletivo do Ministério Público Estadual: prisão preventiva de sete dos denunciados – todos oficiais. O processo está na Justiça. A pena para o crime de tortura seguida de morte é de oito a 16 de prisão. O crime de tortura prevê pena de dois a oito anos.
Porém, parece que esse tipo de procedimento – quase que como uma espécie de tradição dentro das unidades militares – está muito longe de ter um fim. O Ministério Público Estadual está investigando uma nova denuncia que podem colocar mais oficiais militares respondendo a processos por abusos, semelhantes ao “Caso Abinoão”. Soldados do 28º Curso de Formação, no Pólo de Várzea Grande, o Comando Regional II se queixaram de humilhações.
“Os alunos são desrespeitados como pessoa e tratados de forma humilhante por parte de seus superiores” – disse um deles, em relato sobre os episódios ocorridos desde o dia 3 de fevereiro, quando iniciaram o curso.
Os problemas começaram no mesmo dia 3, O local em que foram recebidos estava abandonado, sem nenhum tipo de estrutura. A denuncia levada ao MPE diz que o local estava sujo, cheio de lixo, nas salas não havia energia elétrica, cadeiras, forro e na escola faltava água. Os próprios alunos começaram a reforma do local. “Por aproximadamente 15 dias ficamos sem aulas, apenas reformando o local” – conta um soldado do curso.
Nesse período, começaram as humilhações. Foi registrado o caso de um aluno do 4º pelotão que ao entrar em forma não deu descarga na privada pois não havia água na escola. Ele teria sido duramente castigado por uma oficial identificado como tenente Athayses: “Vá naquela poça de lama e role até ficar como aquela bosta que você não deu descarga” - ordenou. Ao aluno coube apenas obedecer.
Na mesma noite, de acordo com o relato entregue ao MPE, houve uma apresentação cultural de cada pelotão. Um dos grupos, chamado de 4º Pelotão, imitou dois sargentos, Nelson e Borba – o que provocou ira dos oficiais. Todos os integrantes do pelotão tiveram que rolar na mesma poça de lama que o aluno anterior e logo após foram repreendidos. Houve também por parte do Comando algumas perseguições aos adventistas que faltaram alguns sábados: muitos foram tirados de forma e humilhados.
O capitão Edylson Figueiredo Pintel criou informalmente o “Pelotão de Obras” onde os alunos com certa experiência em construção civil foram empregados em obras na unidade de formação de soldados e na reforma do 4º Batalhão da PM, localizado na Avenida Filinto Müller. De acordo com a denuncia, os alunos, demoliram e reformaram varias partes das instalações onde até os dias de hoje ainda são empenhados nas obras do local. “Por conta destas obras os alunos ficaram por muitas vezes detidos aos finais de semana, para que trabalhassem na construção e reforma” – relata a denuncia.
Não bastasse isso, soldados fazem denuncias que comprometem a idoneidade dos envolvidos no processo de formação. Exemplo: a interferência sobre a Comissão de Formatura e Materiais, criada pelos alunos, que estaria sendo pressionada por imposições do comando. Um dos casos relaciona-se a a escolher do Buffet de formatura, orçado em R$ 140 mil por uma empresa. O comandante do CEFAP impôs a comissão que “fechasse” com outra empresa que eles ganharíamos de brinde seis aparelhos de ar condicionado. “Verdade: recebemos os ares, porém já usados e foram comprados de um colégio do irmão do comandante Capitão Edylson” – contou.
Os soldados levaram ao MPE a denuncia de que também terão que comprar mochilas para terminar o curso. A comissão de materiais havia escolhido já com o consentimento da maioria dos alunos uma empresa onde o produto custaria o valor de R$ 95,00. O capitão, no entanto, “descobriu outro lugar mais barato, porém sem procedência a única procedência é que a mesma é de um soldado da Polícia Militar, que tem uma tapeçaria que ira confeccionar as mochilas”. Os alunos ainda se queixam ainda de terem que pagar por uma “viagem de estudo”, cujo pacote também é de uma empresa. “É dito para todos os alunos que eles são obrigados a viajar, de forma que se não o fizer serão excluídos do curso” – assinala a denuncia, relatando situações de pressões vividas pelos estudantes da Policia.
Comentários:
PM NA VEIA
Muito bem senhores, que acham que o aluno a soldado não pode passar por situação de elevação do nível de estresse no curso de formação, na rua esse estresse se eleva repentinamente e se não tiver a devida carga durante o curso durante uma ocorrência vão é levar tiro. Por isso, é que algumas coisas acontecem durante o curso. Não defendo tortura ou humilhações, mais defendo treinamento rígido e técnico, pois na rua o bandido não tem pena de ninguém.
soares gautama
A sociedade paga por sua total falta de interesse politico.Infelizmante o cidadao ainda nao entendeu que para mudar alguma coisa e´necessario votar com consciencia,e extirpar da vida publica ,elementos nocivos ao nosso estado.Assim quem sabe um dia poderemos ter representantes dignos para o bem dos nossos filhos e respeito ao proximo.
jose neto
por isso que a policia militar e mal preparada e arrogante, esses tipos de treinamentos tem de acabar, tem que exigir imediatamente nivel superior para ingressar na carreira.
POLICIAL MILITAR
NESTA POLICIA ESTA CHEIA DE OFICIAIS COVARDE POR QUE TEM UMA PATENTE, OS BABACAS ACHAM QUE SÃO DEUS, OFICIAIS COVARDEM...DA O TAPA E SE ESCONDEM ATRASS DE UMA PATENTE VCS SÃO E BESTAS...
Aluno Anonimo
Esqueceram de falar tambem que o governo é obrigado a dar a primeira farda, o que não aconteceu no cfap, todos alunos tiveram que pagar as fardas antecipadamente, sendo que só receberam a primeira farda (que tambem foi paga), e as outras não chegaram ainda. E já tá td pago pelos alunos.
PM
E pra acrescentar senhores: ainda não mencionaram que sao os próprios comandates do curso de formaçao, que irão escolher qual o traje dos formandos a ser usado no dia da formatura. Pior ainda, já definiram também o traje dos convidados e, Caso apareça alguem em "desacordo" com o traje pré-estabecido, será impedido de entrar na festa. É pra acabar mesmo!! E tudo isso, pra satisfazer o égo de alguns oficiais.
Alan
É alunos infelizmente é assim mesmo e podem irem se preparando que quando vcs formarem as coisas não vão mudar muito...e tomem cuidado com esses oficiais são tudo falso hipócritas corruptos todos querem pagar de certinhos mais não são.
Ricardão
É por isso que o salário é baixo. Os caras acham que rolar na lama vai formar um melhor policial. Policial tem que usar o cérebro. Imaginem quando eles forem lidar com o cidadão nas ruas.
juliano
VCS VAO AGIR ASSIM ATÉ QUANDO? PROVAVELMENTE ATÉ OUTRO POLICIAL MORRER, COMO OCORREU COM O SOLDADO ABINOÃO. BASTA!
PM ANTIGO
A PM E UMA INSTITUIÇÃO, VENDADA, AMORDAÇADA EM SEUS DIREITOS, OS PRAÇAS TRABALHAM EM REGIME DE ESCRAVIDAO, COM EQUIPAMENTOS ABSOLETOS, NAO TEM FARDA, ARMANENTO, NEM COMIDA DE QUALIDADE, A VERDADE ESTAMOS A MECE DA SOCIEDADE, ONDE SOMOS MAL VISTOS, SEM CONTAR OS SALARIOS QUE NAUM PODEMOS FALAR NADA SE SOMOS PRESOS ATE MESMO POR ISSO QUE ESTOU ESCREVENO NESTE SITE,MESMO ASSIM SOMOS IMBUIDOS DA CAUSA, TYENTAMOS FAZER UMA SEGURANÇA QUE O CONVERNO QUER SO DE APARENCIA COITADA DA POPULACÃO ISSO NAO É E NUNCA FOI EM LUGAR NENHUM NO MUNDO, POR ISSO ESTUDEM E NAUM ENTREM PQ E DAR UM PASSO ATRAZ EM SUAS VIDAS. OBRIGADO
LOKO
ESSE ALUNOS SÃO TODOS VERDADEIRAMENTE UMAS MARIKAS NÃO GUENTA PEDE PRA SAIR;POR ISSO QUE TEM SOLDADO HOJE CORRENDO D OCORRENCIA QUE TEM MEDO DE ENCARAR BANDIDOS.
Pablo
Sou militar e concordo com rala no curso, policial bem formado tem q saber como é no começo, pq depois q entra no mato atras de bandido, fica umas figurinhas reclamando...vai pra outra corporação entao...nos somos militares, curso tem q ser assim...com rala...sou soldado mais de dez anos...nunca levei uma punição, so respondo processo por prende delinquentes....meu curso foi ralado...sou considerado melhor policial do cr
Eduarda
Só entra nessa quem quer mesmo, nisso eu concordo e todo mundo sabe que esses treinamentos são assim. O foda é que esses policiaisinhos ai são tudo um BANDO DE TRAFICANTES!!!
PMs
AOS QUE TENTARAM JUSTIFICAR AS HUMILHAÇÕES. PERGUNTE AOS PFs SE O TREINAMENTO DELES É BASEADO EM HUMILHAÇÕES,AOS PCs TAMBÉM...PARE COM ESTE MITO DE QUE PM PRECISA RECEBER CHIBATADA...O CONHECIMENTO É O MELHOR DOS TREINAMENTOS. CONTINUEM DENUNCIANDO NÃO ABAIXEM A CABEÇA. E ISSO DE PEDIR BAIXA, É PARA OS FRACOS QUE NÃO TEM CORAGEM DE LUTAR POR SEUS DIREITOS.
Soldadinhos Frouxos
Bando de Pulicinhas frouxos, venham fazer o CFO que vocês vão ver o que é um Curso Militar de verdade, ficam ai com essa frouxura por um cursinho ralé de 6 meses, venham fazer o verdadeiro curso Militar de 3 anos que é o CFO, daí é que vocês serão militares de verdade, aprender a respeitar os superiores e ver os praças abaixo de vocês para executar a missão. Essa reclamação deve ter partido de Praças igual aquele bombeiro que desrespeitou a tenente achando que porque é formado em qualquer cursinho "é o cara", não quer ser militar não entre no militarismo, vai ser professor ou médico ou qualquer outra coisa no mundo civil e deixe o militarismo pra quem tem sangue e carcaça...
Mario
Essa é a escolinha de monstros da PMMT, que nada tem haver com um serviço policial moderno.Lamentavel!
Roberto Serra de Oliveira
Aluno Soldado do CRii esta denuncia não tem sentido To até engordando neste curso.vem aqui Pra visitar nossa unidade. aqui tem tudo de bom até cantina pra fazer lanche. essa denuncia não tem fundamento,quem denunciou poe o nome seus covardes.
diana magalhaes
até que enfim alguém resolveu não se calar mais, pois e uma vergonha oque os superiores fazem e isso já chega,ei... cade as autoridades acho que já chega de tanta malandragem dessa policia que por sinal estão sendo bem pagos para trabalhar da forma que lhe cabem.devia exonerar esses oficiais que na minha opinião descontam suas frustraçoes em alunos que não tem nada haver com problemas.
CFAP
VERIFIQUE TAMBÉM A AQUISIÇÃO DE MATERIAL, COMISSÃO DE FORMATURA E AFINS NO CFAP, SEM CONTAR COM AS CONSTANTES FALTA DE AGUA, TEM DUAS SEMANAS QUE OS BANHEIROS ESTÃO UMA PODRIDÃO, ENTRE OUTROS FRAVES PROBLEMAS.
Por isso a PM está assim, muitas coisas que imaginamos injustas enquanto alunos passamos a entender na vida profissional, em operações no interior do estado onde passamos dias longe de casa, como fome, sede, sono e risco total de morte, se não quer essa vida sai fora, a PM precisa de bons profissionais e não de mocinhas que querem usar farda bonita e trabalhar nos palacios da vida!!!
almir cardoso freitas
Manda esse Tenente para minha cidade Rio de Janeiro para ver se ele é valente mesmo, só com os fracos, subir o Morro do Jacarezinho ai sim, se ele sobreviver. "VALENTÃO".
4º Pelotão
Sou aluno da unidade escola do CRII até hoje, não passamos fome como foi publicado na materia, isso tudo ai é ironia, tem aluno ai que esta pensando que militarismo é uma escolinha da titia Ceci, a frente do curso tem gente seria, profissinais capacitados...
pOE, OS FILHOS DESSES CARA.
Fabio Telöken
Sou aluno deste curso, e como comentado anteriormente, seria interessante que viessem até o CFAP e entrevistassem os alunos, olhassem a estrutura para ver que esta denuncia não faz sentido, é somente um aluno que não esta aqui pra ser policial militar, deveria pedir pra sair e cuidar da vida dele da forma que lhe convém, pois aqui não é o lugar dele (s). Parem de querer prejudicar o curso e todos aqueles que aqui estão para serem policiais de verdade!!! PEDE PRA SAÍREM seus COVARDES, não tem moral e ombridade para assinarem oque registram!!!!
ten grilado...
se não aguenta pede pra sair guerreiro!!!!, se for necessario formar somente 10 vamos formar..., não podemos é fechar os olhos para esses aluninhos que se acham cheios de direitos. ai formamos um bando de incompetentes, a ponte de matar o proprio colega, lembram o caso do SD PM Marcio Fernando da Silva em Colniza que foi morto com cinco tiros na cabeça dentro de um quartel. o assassino era da ultima turma formada. ai vem um bando de aluno chorão pedir pra ser trastado a base do pão de ló, vamos acordar minha gente, e formar policiais militares comprometidos de verdade.
Tonho Mentira
Eu sou uma pessoa calma...mais e dificil mecher com gente a passos de tartaruga.Um abestado...frouxo.Imagine se nao usar os metodos de como vai funcionar no dia a dia.Quem tem padrinho nao morre pagao...etc...isto sera o nosso MT.Ou quem sabe ver uma cena na tv de policias que nao consegue nem pelo menos segurar um bandido.Mocinhas e bom vcs fazer enfermagem,bale ou outra atividade que nao e nescessario ser um rambo.
TO DE OLHO
Isso não é novidade, eu já havia feito comentários aqui antes sobre a condução desses cursos. Os comentários aqui postados por POLICIAL, Thiago Osório, JOAO DE DEUS e esse tal de Ten.M.A., demonstra a total falta de coerência no ensino. Esse tal Ten.M.A., mostra a sua cara valentão, posta o seu nome aí. Depois não reclama das pedras que encontrares em teu caminho. Palhaço, acha que e mais que qualquer ser humano?? Está devidamente comprovado: QUANTO MAIS MÚSCULO, MENOS CÉREBRO. Você simplesmente mostra a sua ignorância até mesmo na hora de fazer comentário... cheio de erros de ortografia e concordância. Ten.M.A, deixa a musculação de lado e vai exercitar a sua cultura baixa por sinal.
alunos do CRII
acho que os jornais deviao entrevistar os alunos e verificar se e verdade ou nao essa denuncia que nao tem fundamento e um ato de covardia fazer isso.
Alunal LIXAO
Alunal,denunciando.... PQ? Tem que mudar o sistema? SIm, mais e depois? Vai faze greve? Como? Nós NAO PODEMOS LUTAR PELOS NOSSO DIREITOS....
POLICIAL
SE ENTROU NA POLICIA PARA PASSEAR PEDE BAIXA.!!!!!!!!!!!!!
FLOTUS360
sAIEM, UNS MOSTROS REBENTANDO TODO MUNDO.
policial militar
Aff vcs acham que é humilhação né espera se formaram e se deparar com a mesma sociedade da qual vcs vieram, com os advogados da vida que vcs irão abordar, os politicos, os figurões etc.. todos perguntaraõ: Vc sabe com quem esta falando? vá prender bandido etc.. Curso militar é assim testar o policial pq ja pensou se agora vc esta dando piti imagina na rua?? Vai achar que pode bater em todo mundo tc. e irão responder a inumeros processos e ser excluido pq não segurou a onda, pq não tem saco, achou que o figurão foi deselegante com vc dai chama sua MÃE ou PEDE PRA SAIR ENTAUM!!
Carlos sampaio
É uma vergonha uma instituição como a Pm ser composta por oficiais que mais parecem galos,insultando os alunos soldados.Eu fazia curso de formção da Pm,mas sai.Não aguentei tanta humilhação.Os oficiais se "acham",literalmente.Acham que estão acima da lei.Gastei muito na etapas do concurso,pois queria muito ser policial militar.Mas ao entrar no curso de formação vi que tudo era muito diferente.O que prevalece são as humilhações,zombarias.Achei que eu aprenderia a como lidar com pessoas,ter mais educação ainda,respeito.Sai porque fiquei com medo de perder essas qualidades que tenho.Muita gente boa,que seria ótimo profissional militar,saiu.Sairam por culpa desses oficiais.Senhores oficiais,vocês não estão aptos a essa função.Por que vocês não lutam BOX?pelo menos poderão descarregar suas raivas na pessoa certa e local certo.Preciso muito trabalhar,mas não me vendo a esse modelo de ensinamento que,pra mim,formam pessoas inaptas para ser policial militar.
Thiago Osório
Quanta choradeira. A PM não é um serviço militar obrigatório, só entra lá quem quer. E todo mundo sabe que o regime militar funciona assim. Não quer passar por isso, não entre. Simples.
sargento pm
CAROS ALUNOS !!! ISSO É SO O COMEÇO, A POLICIA MILITAR É CEGA SURDA E BURRA, POREM FAÇAM VALER SEUS DIREITOS, DENUNCIEM, VÃO ATE A IMPREMSA, FAÇAM ACONTECER, VOCES SÃO UMA TURMA MAIS PREPARADA INTELECTUALMENTE, A POLICIA NÃO QUER BACHAREIS EM DIREITO, ENGENHEIROS, MATEMATICOS , FISICOS ETC, OS OFICIAIS QUEREM BURROS DE CARGA PARA SATISFAZEREM SEU EGO DE COVARDES. EXECELENTE ATITUDE DE IREM ATE AO MPE, ELES SIM SÃO VERDADEIROS CONHECEDORES DA LEI.
PM antigo
é companheiros, acostume-se, ou estude e tente outro concurso, os abusos são antigos, Pior de TD, a descrença em nossa PM, a 13 anos escutava "vai melhorar", rsrsrsr, vá em uma unidade da gloriosa, imagine, cortei uma garrafa PET pra servir de copo pra água,kkk é rir pra ...deixa pra la,
JOAO DE DEUS
Pede para sair seus policinhas frouxos, curso de formação é isso mesmo, ou vocês estão achando que a bandidagem vão receber vocês em lugares lindos e com flores??? é estanho e polvora na agulha cambada!!! os alunos tem que ser levados ao limite extremo para ir preparando o psicológico para combate com a bandidagem.
Ten. M.A.
Temos que tirar homens de verdade desse curso. Denuncia mostra a quantidade de marginais infiltrados nesse curso para vestir nossa farda. Até que seja eliminados todos os bandidos, só lamento...
Mauricio
É preciso Investigar mesmo! Isso tudo que está acontecendo já ouvi e encarei de boa, mas temos que ter cuidado com nossas instituições de formação, imaginem como serão estes soldados, Brutamontes obstinados e sem nenhum controle, vão achar que podem tudo, porque assim sao tratados. Tá na hora de um basta!
Isabel Feitosa
Ou essa bandalheira de "Comandantes ordinários"muda..ou nenhum adolescente deve mais servir Exército e nem ir pra PM,onde iremos dessa maneira, honrem as calças que vestem tratem dignamente os seres humanos que querem servir a Pátria.
PMMT
ESSA BAGUNÇA VAI CONTINUAR ENQUANTO O GOVERNO FOR CONINVENTE. A SEGURANÇA PÚBLICA É UMA PORCARIA, MAS OS SALÁRIOS DOS OFICIAIS É O SEGUNDO MELHOR DO PAÍS, SÓ DOS OFICIAIS. ELES BRINCAM DE FORMAR POLICIAIS, DESVIAM A VERBA DA ALIMENTAÇÃO, COMETE INUMEROS ABUSOS, E O COMANDANTE MAIOR QUE É O GOVERNO VÊ TUDO E NÃO FAZ NADA COM OS OFICIAIS!!!!!!!
SOLDADO DO 28ºCFSD
??? TUDO E + 100% D REALIDADE. É SÓ O MPE/OAB/MT E imprensa acompanhar.. A REALIDADE É IR NO (CRII, 4º BPM) ali na Rua: Fillinto Muller 538 (CENTRO) VG. fone: 39018295 E VER PRA CRER:: kkkk rs rs rs. ""E A VERBA DA ETAPA ALIMENTAÇÃO QUE ESTIMA EM + DE 150 MIL mensais ONDA TÁ INDO????
vanessa
tempos modernos meus caros. e vao aprendendo n adianta denunciar, saiam enquanto nao entram. vao estudar e ser outra coisa que é valorizada pela sociedade e pelo governo, pois pm nem mesmo faz greve , n pode !! entao se divirtam agora em denunciar porque depois piora e nao poderao.
Edilson Almeida - 24 Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário