terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo Estadual é contra vinda de lixo radioativo

O governador Marconi Perillo acionou a bancada federal goiana no Congresso e está trabalhando contra a ideia de trazer para Goiás o lixo radioativo das usinas nucleares Angra I e II. A informação foi dada na manhã de hoje pelo vice-governador e presidente da Celg, José Eliton de Figuerêdo Júnior, durante discurso na abertura do seminário Goiás Sem Lixo, promovido pela Acieg.
O seminário Goiás Sem Lixo discute durante todo o dia de hoje e amanhã, propostas e ações para dar destino correto aos resíduos sólidos em todo o Estado. Estão reunidos prefeitos, órgãos ambientais e especialistas. Ao final, a Acieg vai elaborar uma cartilha a ser distribuída a todas as entidades empresariais e prefeituras e implementar ações visando a destinar e aproveitar o lixo como oportunidade de novos negócios para os goianos, livrando a comunidade e o meio ambiente de agressões antiecológicas.
José Eliton foi enfático ao combater a vinda de lixo radioativo para Goiás, especulada na semana passada, de se aproveitar o depósito deste tipo de lixo em Abadia de Goiás para abrigar o lixo atômico das usinas de Angra I e II, localizadas no Rio de Janeiro. Além de informar que a bancada federal goiana já foi acionada no sentido de se posicionar contra essa iniciativa, ele lembrou que o depósito de Abadia de Goiás foi construído unicamente para receber o lixo radiológico do acidente com o Césio 137 ocorrido em Goiânia em 1987, baseando-se em resolução legal. “Goiás não vai ser uma lixeira atômica do Brasil”, enfatizou o vice-governador.
Proposta da Celg
Durante o discurso, representando o governador Marconi Perillo, José Eliton antecipou que em breve a Celg estará anunciando um programa voltado para a coleta seletiva de resíduos sólidos. A ideia, segundo ele, é abrir parceria entre Celg, Estado e municípios visando conceder descontos na conta de luz aos moradores de baixa renda em troca da separação dos lixos recicláveis e orgânicos por parte dos moradores. Os valores dos descontos serão conforme o volume de lixos selecionados. Segundo Eliton, o programa está sendo formatado, para em seguida ser anunciado e implantado, começando por dois municípios e se estendendo gradativamente aos demais.
Outras informações: (62) 3201-5463

Nenhum comentário: