quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jayme Campos defende a concessão de crédito ao setor rural

image003

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, presidida pelo senador Jayme Campos (DEM-MT), aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto (PLS 40/11) que autoriza a concessão de crédito rural, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para bancos cooperativos, cooperativas de crédito, instituições financeiras estaduais, agências e bancos de desenvolvimento oficiais.

A autora do projeto, senadora Ana Amélia (PP-RS) informou que o Banco Central é favorável à democratização do acesso ao crédito rural. Os recursos do FAT, atualmente, podem ser aplicados em títulos do Tesouro Nacional e em depósitos especiais em instituições financeiras federais, mas a concessão ao setor rural depende de autorização do Banco do Brasil. 

O presidente da CAS criticou o monopólio do Banco do Brasil na concessão de crédito e citou os chamados Fundos Constitucionais do Centro-Oeste (FCO), que como lembrou o parlamentar, não estão acessíveis às cooperativas. “Os bancos privados teriam que ter acesso”, sugeriu Jayme Campos. “Estes recursos deveriam ser direcionados para fundos de desenvolvimento que acabassem com os desequilíbrios regionais. O cidadão precisa ter acesso aos recursos e não só os clientes vips”, reclamou.

O senador comemorou a aprovação do projeto pela CAS, que agora será votada em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Assessoria de Imprensa da CAS

Nenhum comentário: