quarta-feira, 9 de março de 2011

Cidades do norte do Araguaia podem ficar 'ilhadas' com atoleiro na BR-158

Foto: Leandro Nascimento/LN Assessoria

Alguns trechos são quase intransitáveis e motoristas desisitem Alguns trechos são quase intransitáveis e motoristas desisitem

Enquanto a população do Araguaia sonha com a pavimentação da BR-158, um antigo problema surge novamente neste período de chuva: os atoleiros. São quase 400 km sem asfalto e o Norte do Araguaia está preste a ficar ‘ilhado’.
Alguns trechos estão praticamente intransitáveis e os motoristas de caminhões, às vezes, desistem de continuar viagem deixando as cidades sem abastecimento de alimentos. Quando insistem em seguir no trajeto acabam atolados e precisam ser guinchados até por tratores, veículos mais resistentes para andar no barro.
A previsão é de que a pavimentação deste trecho ainda demore cerca de dois anos, portanto os moradores do Norte do Araguaia ainda vão ter que aguentar por um bom tempo o problema. Além do sofrimento que causa à população, o atoleiro também provoca prejuízo para quem precisa escoar as produções por esta região.
A região é muito carente de investimento e já ficou conhecida como Vale dos Esquecidos. Alguns políticos da região tentam levantar recursos dos governos do Estado e Federal, mas parece não haver interesse.

9 comentários

por Ricardo

Esta triste realidade já está em momento que demonstra explicito desinteresse do Estado com nossa regiao. O comentário do Sassioto é oportuno e inteligente e nestas bases é que devemos nos empenhar para busca de solucao efetiva. Na verdade venho sempre dizendo do desreipeito de nossos governos com a populacao da regiao e com nossos prefeitos, apesar de alguns se contentarem com migalhas, pelo menos ao povo que ele representa. Goias valoriza o ARAGUAIA como realmente merece e o reconhece como um dos maiores patrimonios naturais do BRASIL, investindo em turismo, cultura e producao de alimentos enquanto o Mato Grosso usa o mesmo como escoamento de esgoto sem tratamento. Aqui na Barra cidade esquecida pelo Governo o escoamento é de caminhoes que destroem a cidade e causam transtornos, acidentes e desreipeitam nossa populacao. Como exemplo hoje para irmos a Torixoreu que dista 60 Km da Barra , temos que usar rodovia goiania pois lá existe o basico ( asfalto ). Em verdade isto já se tornou brincadeira que eu prefiro chamar de palhacada e este espetaculo pouco comico é muito caro para nos do rico vale do Araguaia.

por Luiz Carlos Santos

GOVERNO BLAIRO MAGGI, O GOVERNO DA FACHADA, PROPAGANDA E NADA MAIS. E PARA CHEGAR ÁS FAZENDAS DO BLAIRO, SERA QUE AS ESTRADAS ESTÃO COMO? ??????????????????????????????????????????

por Amilton Gavião

Amigos. Se eles asfaltarem tudo, se todos tiverem saúde, saneamento, água, energia, comida, trabalho, segurança... QUE PROMESSAS ELES TERÃO PARA FAZER ?

por j.a da silva

é só falar com o antonio pagot do dnit que asfalta isso ai rapidinho,o homem é um trator para trabalhar,nem sei porque ainda existe br em mt sem asfalto.

por joao

A Região do Araguaia continua a mesma coisa entra governo e sai governo, só na tapeação e só vive de promessa.

por jose augusto

Pelas placas colocadas pelo governo Maggi e Outros o asfalto já esta pronto desde 2009 e 2010

por nilo polidoiro

Pavimentação da BR-158 em MT segue dentro do cronograma que tal ver os comentarios desta data do sr. dnit

por Marcelo Pedroso de Morais

Existe um desinteresse muito grande por parte do governo, empreiteiras e da populaçao em relaçao a essa pavimentaçao da BR158, se faz necessario uma mobilizaçao nacional em relaçao a isso.

por Sassioto

Infelizmente, desde que cheguei pra trabalhar na região do Araguaia, em 1968 (Alto Araguaia), nunca estivemos tão carentes de representantes no governo. Com o abandono político de alguns, as mortes de vários outros, e a briga interna dos candidatos, acredito que em 2 anos, dificilmente estaremos com esse trecho asfaltado. Como cidadão araguaiense (Água Boa), faço um apelo aos amigos Wellington, Maurício e Wanderley (todos coligados com o governador), além dos que òbviamente coligarão, ao Superintendente do Dnit em Cuiabá (também oriundo profissionalmente de lá), Nilton e ao Diretor do Dnit Nacional, Pagot, para que se empenhem pela BR-158, tal qual o ex-governador se empenhou pelo Nortão

Olhar Direto

Nenhum comentário: