sábado, 26 de março de 2011

ARTIGO: Viver em Cuiabá é um perigo

Em todas as pesquisas de opinião pública, saúde e segurança, são necessidades que ganharam prioridades em questão de Política Pública. Em Mato Grosso, e conseqüentemente em Cuiabá, autoridades públicas estaduais e municipais, vêm destruindo paulatinamente a Saúde Pública.
A partir da Administração de Roberto França como Prefeito de Cuiabá, com a escolha do Advogado Luiz Soares, a Saúde Pública vem apresentando uma qualidade típica do Haiti, e talvez dos mais atrasados países Africanos.
Luiz Soares quis inventar a roda, partidarizou a saúde, e com a sua costumeira demagogia, e agressividade, inviabilizou o setor, tendo como conseqüência um total desmonte da Saúde Pública em Cuiabá; uma das conseqüências produzidas, foi a derrota vergonhosa e cachapante do Prefeito Wilson Santos.
Após a saída da Secretaria de Saúde Municipal desse transloucado, foi colocado em seu lugar, o médico Maurélio Ribeiro, bom vivant, irresponsável e despersonalizado, incapaz de conter a sanha de poder que Wilson Santos desejava ter com recursos e meios da Saúde Pública. Substituiu o demagogo Wilson Santos, o irresponsável e esperto Francisco Galindo, mais conhecido como Chico Galindo, e que todos nesta cidade tem conhecimento, que comprou cargo de vice prefeito do inescrupuloso Wilson Santos.
Este cidadão veio de Presidente Prudente, e segundo informações, tem sete Processos na Justiça Estadual Paulista. Rapaz esperto, sempre com sorriso maroto estampado na face; o primeiro ato administrativo foi demitir a ex primeira dama municipal Sr.ª Adriana Bussiki do seu secretariado. Tipicamente, a criatura voltou–se contra o seu criador (Wilson Santos) que neste momento está lambendo as feridas e lembrando-se das inúmeras traições e mentiras que produziu. Galindo Prefeito manteve o Secretário Marionete, Maurélio Ribeiro à frente da Secretaria Municipal de Saúde, e para completar a desgraça com a Saúde Pública, o Governador Silval Barbosa nomeou um dos principais acusados do mensalão como Secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry. Assumiu a função e não detém o que um homem público precisa ter, que é a credibilidade. Não devemos esquecer que os dois últimos Secretários Estaduais de Saúde, são capatazes nas empresas do Senador Blairo Maggi, produzindo incapacidades administrativas e má gerência financeira.
Com todo este histórico administrativo na Saúde Pública Estadual e Municipal de Cuiabá, é impossível que a mesma não ficasse destruída. Conseguiram deixar os municípios e a Capital de Mato Grosso sem nenhuma capacidade de atendimento na urgência ou nas situações eletivas.
A Administração de Chico Galindo vem destruindo um dos poucos segmentos que dentro do SUS funciona com dignidade, são os Hospitais Conveniados. Estes Hospitais Conveniados não recebem sua produtividade desde a Competência de janeiro/2011. Estes recursos são provenientes do Ministério da Saúde, e já foram recebidos há bastante tempo pelo Município de Cuiabá. Existe sempre uma desculpa esfarrapada por parte da Secretaria Municipal em não honrar estes compromissos com os Hospitais Conveniados, é uma apropriação indébita.
Com estes desatinos e imoralidades administrativas financeiras, é difícil imaginar como a Saúde Pública tanto a Estadual quanto a Municipal, vão poder salvar vidas de homens, mulheres e crianças em Mato Grosso.


*FLÁVIO C. MATTOS – cidadão cuiabano

Nenhum comentário: