quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Novo Santo Antônio e Alto da Boa Vista correm o risco de ficarem isoladas em razão das chuvas

Chuvas colocam em risco de isolamento cidades no Leste de MT 

As cidades de Alto Boa Vista e Novo Santo Antônio podem ficar isoladas a qualquer momento devido aos estragos que as fortes chuvas estão causando nas estradas da região norte Araguaia. Moradores estão sendo orientados a estocarem gêneros de primeira necessidade. As prefeituras de Alto Boa Vista e Novo Santo Antônio já decretaram situação de emergência, e as cidades de Luciara, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada também correm risco de ficar isoladas.
A BR 242, principal acesso do município de Alto Boa Vista, está interditada em três trechos entre os km 15 e 20, próximo ao Laticínio Piracanjuba. O desvio é feito hoje pela BR 158 até a cidade de Bom Jesus do Araguaia, mas segundo informações obtidas com motoristas de empresas que fazem o transporte de passageiros, se continuar chovendo também ficara impossível passar pelo local, pois o nível das águas esta muito alto e algumas pontes já se mostram comprometidas. Caso alguma destas pontes seja interditada o município ficará totalmente isolado...
Mas os problemas de Alto Boa Vista não se limitam as rodovias federais. Três pontes sobre o Córrego Três Pontes caíram e isolaram os povoados de Mãe Maria e Dom Pedro da sede do município.
Segundo Márcio Castilho de Moraes secretário de Administração, a prefeitura tem tentado resolver os problemas consertando as pontes e estradas, mas segundo ele, “chove sem parar” e isso tem dificultado e até impossibilitado os trabalhos.
A situação é parecida em Novo Santo Antônio, onde as estradas de acesso a cidade estão praticamente intransitáveis. Segundo informações que chegam a Associação dos Municípios do Norte Araguaia, algumas camionetas ainda conseguem passar nos pontos críticos da rodovia, mas carros pequenos, ônibus e caminhões ficam atolados.
Segundo Antônio Filho, coordenador administrativo da AMNA, os moradores já estão sendo orientados a guardarem alimentos, gás de cozinha e água mineral, pois as chances do município ficar sem abastecimento são grandes.
O presidente da AMNA, Fernando Gorgen, ionformou que conversou com assessores do governador Silval Barbosa e eles se comprometeram de passar uma resposta ainda nesta sexta-feira sobre as ações do Governo estadual para evitar o isolamento das duas cidades que juntam somam mais de 12 mil habitantes.

Escrito por Leandro Trindade e Gilmara Oliveira da Agência da Notícia  

Nenhum comentário: