quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Maggi lidera disputa também em Cuiabá com 64% seguido de Antero

Pollyana Araújo

0001982010131228

Em Cuiabá, o ex-governador Blairo Maggi (PR) também lidera a corrida por vaga no Senado e, se as eleições fossem hoje, seria eleito com 64% dos votos, enquanto o tucano Antero Paes de Barros, citado por 31% dos entrevistados, seria conduzido à outra cadeira. É o que revela pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta Dados entre os últimos dias 14 e 16, divulgada nesta quinta-feira (19) pelo jornal A Gazeta.
O levantamento aponta o candidato do PT, deputado federal Carlos Abicalil, na terceira colocação, com 23%. Já o ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) detém 17% das intenções de voto, seguido pelo Procurador Mauro (PSOL) com 7%. O democrata Jorge Yanai, que hoje ocupa vaga no Senado durante o período de licença do titular Gilberto Goellner, também do DEM, se vê empatados com Naildo Lopes (PV). Ambos têm preferência de 2%.
No levantamento, foram realizadas 500 entrevistas em 106 bairros foram visitados. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número 28573/2010 no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Os dois votos
No pleito de outubro, serão oferecidas duas vagas para o Senado. Por conta dessa situação, o Gazeta Dados também fez simulações a respeito de como seria a conduta do eleitorado cuiabano, estimado em 386.991 mil. Conforme a sondagem de voto estimulado, Blairo Maggi no primeiro voto teria 52% da preferência e, 12%, como alternativa para o segundo nome. Eleitores de Antero possuem comportamento semelhante nas opções. Quinze por cento declaram o primeiro voto ao tucano e 16% dariam a ele o segundo voto.
Carlos Abicalil é a primeira opção de 5% de quem vota na Capital e 18% para o segundo voto. Taques chega a 6% no primeiro voto e 11%, no segundo. Procurador Mauro abocanha 2% e 5%, respectivamente. Yanai não é lembrado para o primeiro voto e registra 2% como segundo nome. Naildo Lopes ficaria com 1% nas duas condições. Para a 1ª vaga os indecisos atingem 14%. Na segunda, o percentual pula a 28%. Brancos e nulos somam 5% e 7%.
Rejeição
Tucano Antero Paes de Barros aparece na pesquisa com um índice de rejeição de 17%, o maior entre os demais candidatos. Em seguida está Abicalil com 11%; Maggi com 6%; Yanai com 5%, empatado com Taques e Mauro. Por último vem Naildo, com 3%. Indecisos vão a 43%, Brancos e nulos reúnem 5%.

Olhar Direto

Nenhum comentário: