segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Líder nas pesquisas, Dilma é vítima de e-mail falso que acusa petista de sequestro em 1969

Taynara Borges - da editoria de política & justiça

Após despontar como personagem fundamental na eleição de Barack Obama, a internet tornou-se ferramenta de grande interesse dos candidatos. No Brasil, tem sido foco central nas campanhas, entretanto, campo aberto a toda sorte de publicações, a web se tornou local de batalha. Opositores se aproveitam da impessoalidade do meio para postar injúrias e calúnias contra adversários. Em meio a esses ataques, assessorias lançam mão de dispositivos na tentativa de se defender.
Foi o que ocorreu com a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), que publicou resposta oficial em seu site se defendendo de e-mails que a responsabilizavam pelo sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em setembro de 1969. Segundo o e-mail, Dilma estaria proibida de entrar nos Estados Unidos e em mais 11 países.
O comunicado pede que os eleitores “não caiam nos contos do vigário da internet, ainda mais em época de eleição”. “Dilma jamais teve qualquer ligação com sequestros, assaltos a bancos ou ações armadas. Portanto, não existe razão para ter visto negado nos Estados Unidos ou em quaisquer outros países”, informa.
O comunicado assegura que “os grupos que sequestaram o embaixador estavam no Rio de Janeiro” e que a candidata vai com frequência aos Estados Unidos. “Durante a pré-campanha, em maio de 2010, ela falou a uma plateia de investidores, numa concorrida palestra em Nova York”, lembra. “Ela fez neste ano uma série de viagens à Europa. Um dos encontros foi com o primeiro-ministro espanhol José Luiz Zapatero e outro com o presidente francês, Nicolas Sarkozy”, ressalta. Especialistas explicam que a internet pode ajudar a confirmar um voto, mas não é capaz de mudá-lo. Para alguns estudiosos, um eleitor do candidato José Serra dificilmente mudaria seu voto para Dilma por algo que venha a ter conhecimento via internet. Mas apontam: um indeciso que já tende para um candidato pode encontrar na rede o “empurrão” necessário para ele se decidir. Dilma é primeiro lugar nas pesquisas. Segundo o Datafolha, ela possui 49% das intenções de voto, enquanto Serra tem 29% e Marina Silva (PV), 9%.

Diário da Manhã

Nenhum comentário: