ABNews com assessoria MMA
Uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério Público de Goiás promete trabalhar pela proteção e conservação do Araguaia, rio que também atravessa, em seus 2.114 quilômetros de extensão, os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Pará.
Atualmente o Araguaia, em função de atividades como as plantações, a caça e a pesca predatória vem morrendo lentamente. Soma-se a isso, o seu entorno ainda sofre com a degradação do solo e as grandes voçorocas (fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo).
Segundo o procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Moura, a parceria começará pela nascente do rio, localizada em Mineiros e Santa Rita do Araguaia (duas cidades do Estado). "Queremos a solução de problemas, por isso viemos com o dever de casa já pronto", ressaltou.
Ele se referiu ao projeto que já permitiu a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de todas as propriedades nos dois municípios. A ideia é que, além da proteção e conservação do rio, possa-se estabelecer um uso sustentável de suas potencialidades.
E começar pelas nascentes faz todo o sentido. Aliás, disse mais: ele acredita que a implantação do PPCerrado pode também ser iniciada por aquela região. O Ministério Público já desenvolveu uma série de atividades na área da nascente. A Agência Nacional de Águas deve coordenar a parceria para a segurança do debate, independente da mudança do Governo.
Compromisso com a Verdade, transparência e Responsabilidade Fone:(62)-8522-9467/E-mail: selzyalvesquinta@hotmail.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010
SOS Araguaia - Ministério Público de Goiás e MMA prometem salvar o rio castigado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário