segunda-feira, 24 de maio de 2010

Empresário é o primeiro a ser libertado pela Justiça Federal

O empresário Carlos Antônio Cardozo Azóia, preso na última sexta-feira pela Polícia Federal em Cuiabá, na Operação Jurupari, foi posto em liberdade neste domingo. Ele é  genro do deputado José Riva e de Janete Riva, também presa durante a Operação Jurupari. A decisão de mandar soltar o empresário foi da juiza Vanessa Perenha Gasques. Os advogados de Azóia talharam a sua prisão como sendo "ilegal" e "abusiva".

Azóia, a rigor, não teve prisão decretada pela Justiça Federal. O advogado Válber Melo explicou que o juiz Julier Sebastião da Silva não decretou a prisão do empresário, mas expediu, posteriormente, um mandado de prisão, que foi cumprido pela Polícia Federal. "Vamos estudar o caso, mas penso que seja necessário uma reparação" -  afirmou Valber Melo.

Azóia foi uma dos 64 presos na Operação Jurupari para combater crimes ambientais no Estado. A Justiça Federal expediu 91 mandados de prisão preventiva e 91 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do estado.

Entre as principais irregularidades constatadas destacam-se: fraudes na concessão de licenciamentos e autorização de desmatamentos, até mesmo no interior de áreas protegidas, como Terras Indígenas; disponibilidade de créditos florestais fictícios, e ainda transporte, processamento e comercialização de produtos florestais pelas serrarias e madeireiras. Elas recebem o produto "esquentado" com documentação fraudulenta, abastecendo e incentivando, portando, todo o esquema.

Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário: