De Brasília - Marcos Coutinho e Sabrina Gahyva
Com uma dívida estimada em R$ 7 milhões, um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país e sérios problemas de abastecimento de água, a situação do município Alto Boa Vista (1676 km de distância de Cuiabá ) é dramática e critica. “Nosso problema mais grave é a falta de abastecimento de água. Nosso sistema é precário, precisamos de ajuda do governo Federal em caráter de urgência. Falta água até nas unidades do PSF (Programa de Saúde Familiar) das áreas rurais e urbanas”, reclamou o prefeito Aldecides Milhomem (DEM).
O democrata denuncia que a “herança maldita” foi deixada pelo ex-prefeito Mário Cesar Barbosa (PR) que, segundo Milhomem, em oito anos de mandato se quer conclui uma obra. “Temos dívidas com o INSS, salários atrasados de servidores, PASEP e com os bancos que os servidores fizeram emprestimo por consignação, ma a prefeitura não fez os repasses consignados", assinala o prefeito que está hoje (29) em Brasília em busca de recursos Federais para “salvar” o município.
Além de não efetuar o pagamento dos empréstimos consignados, o ex-prefeito fazia a retenção do repasse previdenciário, mas não fazia o repasse ao INSS, fato que configura apropriação indébita.
Acompanhado do deputado Federal Eliene Lima (PP), o prefeito de Alto Boa Vista avalia que só a ajuda Federal pode reverter a situação caótica que passa o município. Para o Olhar Direto, o deputado Eliene lembrou que com a privatização da Sanemat muitos municípios ficaram em situação delicada e cabe à União socorrê-los.
“Já vamos encaminhar no começo de janeiro o projeto para suprir essa necessidade de abastecimento de água para a Funasa ou para qualquer outro Ministério”, garantiu o deputado.
Para se ter uma idéia da situação do município, ele tem arrecadação do R$ 600 mil e os gastos superam esta cifra. Conforrme o prefeito de Alto Boa Vista, sem intervenção Federal a previsão é que a administração nunca saia do vermelho.
Corrigida às 11h13 de 31/12/2009
2 comentários
Exibindo de 1 a 2
por Aldir Moraes (ex prefeito de Comodoro), em 31/12/2009 às 09:02
A sanemate não foi privatizada, antes tivesse, dai teria resolvido o problema do Estado todo, o que aconteceu foi "meia venda meia doação" para os Municípios, e a maioria não consegue tocar o sistema de abastecimento de água ficando cada vez pior e com dividas. Nós em Comodoro fizemos a consessão e resolvemos o problema, deixamos de usar agua suja quando tinha para desfrutar de água saudável e em abundancia, alem de economizar dinheiro para aplicar em outros serviços. Alerto para que os municipios façam a consessão, inclusive Cuiaba e Varzea Grande pois é visivel o perigo de chegar a 2014 com água impura e racionada.
por marcio, em 30/12/2009 às 18:09
isso que dá ficar criando municípios por interesses politicos, pede auxilio pos deputados estaduais, aqueles experientes ...
Olhar Direto:
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário