sexta-feira, 9 de outubro de 2009

POESIA - Grandes poemas, pequenos leitores

MARINALDO DE SILVA E SILVA LANÇA HOJE LIVRO DE POEMAS QUE RESGATAM A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Em uma apresentação do seu segundo livro de poesias para uma turma do ensino primário de uma escola pública, Marinaldo de Silva e Silva, 35, foi surpreendido pela pergunta de uma criança: “Por que o senhor não escreve algo que a gente entenda”?
A resposta será apresentada hoje, na Câmara de Vereadores de Joinville. O livro “Poesia para as Crianças Quando Ficarem Adultas” foi feito para atender ao público infantil na necessidade de encontrar algo que proporcione entendimento e prazer na leitura.
Para preencher as 70 páginas, Silva buscou na própria infância a essência para cativar o interesse dos pequenos. Os 50 poemas foram divididos em cinco fases. Elas fazem referências às faixas etárias do desenvolvimento da criança. O primeiro capítulo revela poemas para quem tem até quatro anos. É quando o imaginário infantil está aflorando e a presença surreal de espaçonaves no quintal de casa, ou a brincadeira feita com o desengonçar do pato, tempera a vivência desse universo infantil.
Filho de um caminhoneiro e de uma lavadeira, Silva disse que na sua infância simples, em meio às plantações e criações de animais, não tinha tempo para ler. Porém, percebia as coisas com poesia. “O meu pai sempre dizia que eu seria escritor. Acho que era uma forma de me motivar para ser alguém”, brinca.
Além do resgate da fase menino, as poesias traçam os períodos de pré-adolescência. Nessa parte, os poemas mostram uma criança mais madura. O olhar para as coisas faladas pelos adultos está mais desconfiado. “A professora ontem contou uma historinha. De uma menina que tinha que levar maçãs pra vovozinha. Eu achei meio esquisito, sabe, uma menina na floresta não é muito comum! Será que era maçã mesmo que ela tinha?”, revela a estrofe.
Silva conta que a poesia foi uma forma mais fácil para a compreensão das crianças. Ele revela também que ao lerem os poemas para as crianças, os adultos resgatarão as vivências infantis.
Assim como o autor teve o desafio de fazer algo compreensível para os pequenos, o ilustrador Josias de Oliveira passou pelo mesmo teste. Os desenhos feitos por ele evoluem conforme a faixa etária dos capítulos. Os primeiros, da faixa etária até os quatro anos, exigiram do artista o resgate dos traços quando ainda tentava domar o lápis de cor entre os dedos.
O escritor conta que o livro passou por um teste criterioso. “Pegamos sugestões de desenhos feitos por crianças e depois li os poemas para eles”. A grande atenção dada foi o sinal de que o material atende o desejo de compreensão dos pequenos. “Espero que o livro sirva de incentivo a outras leituras”, diz o poeta.
SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do livro Poesia para as Crianças Quando Ficarem Adultas.
QUANDO: hoje à noite, às 20 horas.
ONDE: Câmara Municipal de Vereadores de Joinville, rua Augusto Lepper, s/nº.
QUANTO: gratuito. O livro estará à venda por R$ 15.

diego.rosa@an.com.br

DIEGO ROSA | JOINVILLE

AN.com.br

- Confira alguns dos poemas do livro.

DOAÇÃO DE LIVROS

O livro teve apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura (Simdec). Dos mil exemplares, parte da tiragem – 150 livros – foi doada a escolas e bibliotecas. Para comprar, envie email para mdesilvaesilva@hotmail.com.

Selzy Quinta

Nenhum comentário: