sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ARAGUAIA - Novo Santo Antonio comemora com festa 10 anos de emancipação

Festividades aconteceram no inicio do Mês

Clique para ver a imagem ampliada.

A população de Novo Santo Antonio comemorou com festa os 10 anos de emancipação política do município, durante os três dias de festejos, apresentações, bailes, esportes e inauguração de algumas obras. Foram três dias movimentados em Novo Santo Antonio que recebeu visitas das cidades vizinhas. A festa começou no dia 25 onde aconteceu o Soletrando com alunos de Serra Nova Dourada e de Novo Santo Antonio. Teve apresentação cultural com alunos de Novo Santo Antonio onde contaram a história do município através de um teatro que agradou que assistiu. A noite encerrou com uma mega show baile com a Banda Ciclone.

No dia 26, a população pode apreciar pela primeira vez um evento esportivo e radical com a realização da etapa de Novo Santo Antonio no 1º Regional de MotoCross que esta movimentando toda a região e em Novo Santo Antonio não foi diferente, a pista estava lotada para acompanhar de perto as emoções que o MotoCross proporciona adrenalina que empolgou os pilotos e o publico que estava presente. Após o termino da corrida o Prefeito Valdemir Antonio da Silva popularmente conhecido como “Quatro Olho”(PMDB) fez juntamente com o secretariado a entrega dos prêmios...

Apos a entrega de prêmios o Prefeito juntamente com a equipe de Governo e a Câmara de Vereadores, presentearam Novo Santo Antonio com inaugurações de obras que vão beneficiar a população, como o Centro de Realibilitação, Tele Centro, Delegacia da Polícia Civil, asfalto e passarela. “Isso sim é presente para a cidade, além de festa o que queremos são obras que vão beneficiar todos nós que moramos aqui, estamos felizes pelo trabalho que o Quatro Olho está desenvolvendo é isso que nós queremos, é isso que merecemos”, disse um dos comerciantes mais antigos de Novo Santo Antonio.

Depois foi realizado um grande bingo da turma do 3º ano e  cantado o Hino Nacional dando exemplo de patriotismo e civismo. Após este ato a população pode enfiam cantar parabéns para Novo Santo Antonio com um bolo de 10 metros que foi servido para a população. Após os festejos o Prefeito agradeceu a presença de toda a população e a colaboração da Equipe de Governo. “Quero agradecer a cada um que acreditou no meu trabalho e hoje estamos aqui com muita alegria comemorando mais um aniversário de Novo Santo Antonio, e quero agradecer imensamente todos os secretários e funcionários da Prefeitura que colaboraram para que este evento acontecesse sem eles seria impossível, obrigado a todos”, disse o Prefeito.

No dia 27 aconteceu o final do arrancadão que teve além de emoção muita música para a população se divertir. “Estamos muito contente e satisfeito, não podemos deixar de lembrar que nada disso seria possível se não fosse a confiança de todos os vereadores da Câmara e também os secretários e a população. Espero que no próximo aniversário possamos melhorar ainda mais os bailes, os eventos e divulgar o município, isso influencia muito na economia da cidade. Gostaria de agradecer aos comerciantes que tem acreditado em nosso trabalho. Dr.Rchard Ramos Crispim com a técnica em enfermagem Rosilene Barrão muito obrigado pelo bom atendimento no Hospital, onde cerca de 800 pessoas são atendidas por mês com muito conforto e qualidade para o beneficio da população. Estou muito contente e com o sentimento de dever cumprido só tenho a agradecer e comemorar com Novo Santo Antonio”, finalizou o Prefeito.

O prefeito Valdemir recebeu a visita do prefeito de São Felix do Araguaia o prefeito Filemon Limoeiro.

Autoridades parabenizam Novo Santo Antonio

“São 10 anos de emancipação política e é a 1ª vez que a festa é realizada com o apoio da Câmara de Vereadores, um fato histórico para o nosso município. Estou muito feliz em fazer parte desse município tão novo, e com tantos projetos ainda a serem concluídos, me sinto fazendo parte da construção de uma história”. Raimundo Paiva Secretário de Cultura de Novo Santo Antonio.

“Novo Santo Antonio tem muito o que comemorar, e um dos grandes feitos com certeza é o centro de reabilitação que inauguramos nestes festejos, o local vai beneficiar as pessoas idosas e a população em geral. O Centro de Realibitação de Novo Santo Antonio é o mais moderno e mais bem equipado da Região Norte Araguaia.” Claudenora Samarim – Secretária de Saúde de Novo Santo Antonio.
“Pela primeira vez na história de Novo Santo Antonio, o Poder Executivo trabalha junto e unido com o Legislativo e com essa união quem tem a ganhar é a população de Novo Santo Antonio que a cada dia está mais feliz com a cidade e com os rumos que estão sendo dados a ela.” – Jane Selma(PP) – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Novo Santo Antonio.

“Santo Antonio está em festa e nós também estamos, como vereador quero deixar registrado a importância da União entre a Câmara e a Prefeitura que tem dados bons resultados para o município. Quero parabenizar o Prefeito Quatro Olho que tem realizado um ótimo trabalho a frente da Prefeitura.” – “Chuva”- Vereador de Novo Santo Antonio

“Nós estamos unidos para transformar Novo Santo Antonio e essa união tem beneficiado a população e os resultados estão aí, muitas obras concluídas e muitos projetos ainda estão em andamento, mas com o modo de trabalhar do Prefeito Quatro Olho acreditamos que nesses quatro anos Novo Santo Antonio vai viver dias de transformação.” – Marcos Marques –(PPS) – Vereador de Novo Santo Antônio.

Conhecendo Novo Santo Antonio

Novo Santo Antônio é um município brasileiro localizado no estado de Mato Grosso foi emancipado de São Felix do Araguaia em 29 de setembro de 1999. Até então, chamava-se Santo Antônio do Rio das Mortes, em referência ao padroeiro e a sua localização geográfica às margens do Rio das Mortes.
Todo dia 13 de junho é comemorado o dia do padroeiro da cidade com as tradicionais rezas, quadrilhas, leilões e não tão tradicionais apresentações de forró de teclado.
O municpio tem de acordo com a estimativa do IBGE 2.325 habitantes e o atual prefeito é Valdemir Antonio (PMDB) o “Quatro Olho”.
História

Santo Antônio do Rio das Mortes era um vilarejo originado dos migrantes vindos para a região do Araguaia em busca de melhores condições de vida, principalmente a partir dos anos 30. Esses migrantes vieram expulsos de suas terras no sul ou marginalizados pela falta de perspectiva no norte. A atividade tradicionalmente realizada é a criação de gado de corte solta nos retiros de varjões e pastagens naturais. Outra atividade muito realizada é a roça de toco, com a derrubada e queima das vegetações nativas para a implantação da roça de subsistência.

Houve nos anos 80, conflitos de terras entre os posseiros e fazendeiros que alegavam ter comprado a terra na qual esses posseiros viviam. Destes conflitos, foram realizados dois projetos de assentamentos (PA) principalmente de regularização fundiária no município de Novo Santo Antônio: PA Santo Antônio da Mata Azul (onde encontra-se a sede do município) e PA Macife (com uma pequena área apenas dentro do município).

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.173, de 29 de setembro de 1999, de autoria do deputado Humberto Bosaipo.

A luta pela emancipação de Novo Santo Antônio contou com a participação de toda comunidade, que dispuseram de documentos e articulações que relatam o drama vivido sobre possibilidade de "não emancipação" lugar.

A consulta plebiscitária realizada em 26 de agosto de 1999, resultou em uníssono "sim" dado pela comunidade e homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral de MT, através do Presidente da instituição Desembargador Orlando de Almeida Perri, via ofício nº 242/99.

Pouco antes da criação do município, a comunidade se uniu e enviou à Assembléia Legislativa de Mato Grosso um documento de repúdio, uma contestação ante a possibilidade do então distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes não ser emancipado, e tornar-se distrito município de Serra Nova Dourada (recém-emancipado).

Em dado momento a correspondência tinha o ácido teor: "...pode levar à presença do nosso deputado Humberto Bosaipo este abaixo assinado, pois ele como nosso representante por esta região, não pode aceitar tal desrespeito". O documento estava assinado por Valdivino Ribeiro da Silva, Getúlio Pereira da Silva, Osvaldo Borges Rodrigues, Isaías Nogueira Amorim, Agenor R. de Araújo e outros.
O primeiro prefeito eleito do município foi o sr. João de Souza Luz, no pleito de 3 de outubro de 2000.

Fonte: Agua Boa News

Sanfa News

Selzy Quinta

Nenhum comentário: